͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Image description
Quotas e contributos | Militantes do PEVDonativos | Amigos / Não Militantes do PEV
Image description

Central Nuclear de Almaraz | O Partido Ecologista Os Verdes submeteu no passado dia 12 de setembro a sua pronúncia no quadro da consulta pública "Avaliação do Impacto Ambiental do novo Armazém Temporário Individualizado (ATI 100)” relativo à construção de uma novo armazém para depósito de resíduos radioativos, na Central Nuclear de Almaraz.



Assim, este ATI 100, a concretizar-se, significará estender por mais de quatro décadas o armazenamento à superfície dos resíduos da central nuclear de Almaraz. O encerramento dos reatores é o pretexto para permeabilizar a opinião pública, nomeadamente portuguesa, para a inevitabilidade da construção do ATI 100. De facto, é inevitável que estamos condenados a viver numa constante insegurança, em particular as populações raianas e banhadas pelo rio Tejo.



Este armazém, pelo que consta na avaliação de impacte ambiental, abrirá a porta de forma irreversível para a colocação de um Armazém Geológico Profundo: “O processo terminará com a armazenagem definitiva num Armazém Geológico Profundo (AGP)”, de acordo com o planeamento estabelecido no 7.º Plano Geral de Resíduos Radioativos (7.º PGRR), tal não ocorrerá antes de 2073. Por este motivo, Os Verdes manifestam a preocupação que este armazém possa vir a armazenar não só os resíduos desta central como de outras centrais espanholas. 


A falta de soluções para os resíduos nucleares vem evidenciar aquilo que sempre afirmamos: que o nuclear nunca foi, não é e jamais será uma solução para responder aos desafios energéticos, por mais que a União Europeia assim o tenha entendido no quadro da taxonomia verde. Os Verdes reafirmam a oposição também a este novo ATI 100.

Pelas populações, pelo ambiente e pela segurança, Os Verdes afirmam que o nuclear não é Verde. Nuclear não obrigado!

Ver mais
Image description

Fazer as pazes com os professores | No artigo de opinião Dar a Palavra à Ecologia, Mariana Silva, membro da Comissão Executiva do PEV, abordou a falta de investimento na escola pública e o despeito dos sucessivos governos (PS e PSD/CDS) para com os professores. A dirigente de Os Verdes referiu que "fazer as pazes com os professores que os sucessivos governos abandonaram não passa por oferecer um apoio aos professores que se querem reformar, não passa por chamar professores reformados de volta para o ativo, não passa por atribuir apoios que são desiguais e, por isso, podem não chegar aos profissionais que deles precisam.

O futuro da Escola Pública, o futuro das crianças e jovens, dos alunos, passa por um reforço no investimento em que todas as premissas são consideradas e ninguém fica para trás."

Ver artigo
Image description

Cultura no Alentejo | Cátia Terrinca, eleita do PEV na lista da CDU na Assembleia Municipal de Elvas, atriz e dramaturgista, licenciada em Teatro, participou, a convite do PCP, no debate integrado na Festa do Avante "Cultura no Alentejo".

Ver mais
Image description

Parque de estacionamento junto à Estação Ferroviária de Vendas Novas | Quando em 2013 a CDU deixou de estar à frente dos destinos das autarquias no concelho de Vendas Novas ficaram criadas as condições para a construção de um estacionamento junto à Estação Ferroviária. Passados 11 anos e quase nada foi feito pelo PS com o PSD neste sentido.


Esta é uma medida que liberta lugares de estacionamento na zona central da cidade, facilitando o acesso ao comércio e serviços, bem como criando melhores condições de acessoaos transportes públicos. 
É com a CDU (PCP-PEV) que podes contar!

Ver mais
Image description

Mariana Silva participou em debates na Festa do Avante | A convite do PCP, a dirigente nacional do PEV, Mariana Silva, participou no dia 07 de setembro, em dois debates na Festa do Avante. Um sobre "Transportes Públicos na região de Braga: Ferrovia - Intermodalidade - Reforço da oferta. Opções que a realidade impõe" organizado pela Organização Regional do PCP de Braga, outro, sobre "Alterações climáticas e a defesa do ambiente" que decorreu no auditório do Espaço Central.

Ver mais
Image description

Compromisso com a defesa da Natureza | Em Paredes de Coura, Os Verdes assinalam o seu compromisso com a defesa da Natureza, compromisso igualmente assumido pela eleita do PEV na Assembleia Municipal. Os Verdes são solidários com todos os que intervêm em defesa do planeta e ativamente se envolvem na construção de uma democracia participativa e de uma sociedade ecologicamente equilibrada: gente que age em defesa da Vida, da Paz, da Natureza e do Ambiente.

As ações de degradação e de saturação desses elementos naturais são das manifestações mais atrozes de intolerância e de irresponsabilidade, porque constituem o desrespeito flagrante pela espécie humana e por todas as espécies que convivem na Natureza. O respeito pela Natureza e a salvaguarda das componentes naturais assume-se, pois, como um dos princípios básicos orientadores da conceção e ação política ecológica.

Ver mais
Image description

Incêndios na Madeira | Uma delegação do PEV que incluiu as dirigentes nacionais, Manuela Cunha e Ana Paula Almeida, e o membro do coletivo regional do PEV na Madeira, Marco Fernandes, estiveram no dia  de setembro na Boca da Corrida, na freguesia do Jardim da Serra, e confirmaram, in loco, como a invasão das serras pelo eucalipto facilitou a propagação do incêndio até perto das casas de habitação. Muitas terras então agora soltas e em risco de derrocada mesmo antes da chuva chegar. 



No quadro da recente Lei do Restauro da Natureza, Os Verdes exigem que a ilha da Madeira e os danos aqui causados pelos incêndios não sejam esquecidos, consideram por isso fundamental que estas áreas constem do Plano Nacional de Restauro da Natureza. Para tal, é necessário um trabalho conjunto do ICNF nacional com o Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza da Madeira para fazer o levantamento das zonas naturais que sofreram graves impactos e sobre as quais é urgente intervir.

Ver declarações
Image description

Lisboa é a quinta cidade da UE com mais poluição provocada por cruzeiros | Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa, reconhecendo os impactos significativos que decorrem da poluição causada pelos meios de transporte, concretamente do transporte marítimo, têm vindo a exigir mais informação e melhor fiscalização no que respeita os impactos provocados pelo transporte marítimo, motivo pelo qual recomendaram ao executivo a aposta em estudos rigorosos para aferição do impacto sobre a saúde humana.

Os Verdes têm por diversas vezes questionado a CML sobre o ponto de situação das medidas de minimização dos impactos negativos e sobre a criação de condições para o fornecimento de eletricidade aos navios atracados no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Ver mais
Image description

O interesse público tem de ter lugar nos voos da TAP | No artigo de opinião Dar a Palavra à Ecologia o dirigente de Os Verdes referiu que "nos últimos dias a TAP voltou às notícias e pelos piores motivos, que ainda assim vieram confirmar aquilo que Os Verdes há muito têm vindo a denunciar.

De facto, como alertamos logo a seguir à privatização da TAP, levada a cabo pelo Governo do PSD-CDS de Passos Coelho e Paulo Portas, em 2015, os contornos que envolveram essa privatização, não só desrespeitaram as normas legais, como foram muito lesivos para o Estado Português, um desastre, ainda que tenha sido um grande negócio para os privados."



 "(...) face à importância desta companhia aérea e do que representa para o país e para os portugueses, a TAP deve continuar nas mãos do Estado, a única forma de garantir a afirmação do interesse público e até a defesa da soberania nacional. O Estado não pode continuar refém dos interesses privados, porque o interesse público tem de ter lugar nos voos da TAP." 

Ver artigo
Image description

Exploração de caulinos, em Vila Verde (Figueira da Foz) | Na passada quinta-feira, dia 29 de agosto, os dirigentes nacionais do Partido Ecologista Os Verdes, Mariana Silva e Miguel Martins, estiveram em Vila Verde, Figueira da Foz, onde reuniram ao início da tarde com o Movimento Cívico Popular na sequência do pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de areias siliciosas e argilas especiais, nomeadamente caulinos, que se encontra em consulta pública até dia 09 de setembro.


Posteriormente, ao final da tarde, Os Verdes acompanhados pela eleita na Assembleia Municipal da Figueira da Foz, Silvina Queirós, em conjunto com moradores e com o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, observaram a partir do Rio Mondego, a área do projeto objeto de possível exploração de caulinos.


Ambos, o Movimento Cívico Popular, moradores e autarca de Vila Verde consideram que a exploração de caulinos a avançar poderá trazer impactos muito significativos para a qualidade de vida da população e do ambiente, nomeadamente na saúde (inalação de poeiras, ruído e contaminação das águas), no tecido económico (agricultura, floresta e turismo) poluição dos recursos hídricos (superficiais e lençóis freáticos), degradação dos solos férteis (agrícolas e florestais), degradação da paisagem natural e secagem de nascentes e poços.



O Partido Ecologista Os Verdes tem estado sempre ao lado das populações e tem procurado dar expressão à sua luta contra os efeitos locais e ambientais de projetos que poderão ter como consequência efeitos irreversíveis, quer sobre a biodiversidade, quer na qualidade de vida e saúde das populações, pelo que continuará a acompanhar esta matéria.

Ver mais
Image description

Descontaminação dos solos, em Lisboa  | Os Verdes questionam a Câmara Municipal de Lisboa relativamente às operações de descontaminação de solos. Em Fevereiro de 2022, o PEV dirigiu o requerimento nº 3/2022 à Câmara Municipal de Lisboa, levantando a questão dos solos contaminados e da necessidade de se obter mais informação sobre essas situações. Mais de um ano depois, em Abril de 2023, em resposta ao referido requerimento, a Câmara Municipal informou que entre 2018 e 2021 foram apresentados 37 pedidos de licenciamento para operações de descontaminação de solos.



Sabendo das competências distintas das diferentes entidades nesta matéria, sabendo que o licenciamento de operações de remediação de solos é da CCDRLVT e que o licenciamento de operações urbanísticas, da competência da Câmara Municipal, comporta a avaliação e a intervenção prévia em relação à vertente da segurança dos solos, entende-se questionar o Executivo municipal para obter um ponto da situação em relação à informação prestada há mais de um ano.

1. Dos 37 pedidos de licenciamento para operações de descontaminação de solos, requeridos entre 2018 e 2021, quantos foram concedidos e em que locais?

2. Depois de 2021 quantos mais pedidos de licenciamento para operações de descontaminação de solos no concelho de Lisboa deram entrada e quantos foram autorizados? Em que locais?
3. Qual o ponto de situação do mapeamento das áreas contaminadas em Lisboa?

Ver mais
Image description

Degradação ambiental em Vendas Novas | O Vereador da CDU, Tiago Aldeias, membro da Comissão Executiva do PEV entregou diploma a eleitos do PSD e PS na Câmara Municipal de Vendas Novas pela sua lamentável contribuição para a degradação do ambiente e qualidade de vida no concelho, em especial no Parque Industrial de Vendas Novas .

Ver vídeo
Image description

Conselho de Cidadãos uma verdadeira plataforma de participação (Lisboa) | Os Verdes querem fazer do Conselho de Cidadãos uma verdadeira plataforma de participação
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou no dia 02 de setembro, na Assembleia Municipal de Lisboa, um Requerimento em que questiona o executivo municipal relativamente ao Conselho de Cidadãos.



O PEV considera que há muitas formas de envolver os cidadãos nas tomadas de decisão e há vários modelos participativos, mas, independentemente do modelo que foi adotado, nada obrigava a que este processo fosse conduzido sem informação atempada aos eleitos, sem articulação entre os órgãos do Município, nada obrigava o Executivo a ter tomado determinadas opções que não fazem deste um processo verdadeiramente participado, representativo e democrático.

Por isso, o PEV defendeu e defende que essas opções devem ser ponderadas e ajustadas àquilo que a cidade e os cidadãos precisam, garantindo que este mecanismo não funciona ao sabor dos «caprichos» da gestão autárquica do momento. Os Verdes defendem que este deve ser um princípio de que o Executivo não deve abdicar, ao mesmo tempo que o Conselho de Cidadãos não pode ser uma forma de instrumentalizar, não pode impedir o envolvimento devido dos cidadãos, nem pode desmotivar os cidadãos ao descredibilizar ou enfraquecer o sistema político e democrático.

Ver requerimento
Image description

Sítios a Restaurar - Matas Nacional dos Medos | No passado sábado, dia 31 de agosto, o Partido Ecologista Os Verdes lançou a campanha nacional "Sítios a Restaurar - Para que o desconhecimento não sirva de pretexto à falta de ação", marcando assim a sua rentrée política na Mata Nacional dos Medos, no concelho de Almada, com uma caminhada onde assinalaram as preocupações referentes às intervenções feitas nesta área florestal integrada Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.


A ação contou com o apoio e participação do Movimento em Defesa da Mata dos Medos, onde foi possível identificar e debater várias das pressões que existem nesta importante área natural na Área Metropolitana de Lisboa, entre elas a instalação de 6 km de passadiços que veio aumentar e fomentar a massificação da visitação, nomeadamente em áreas habitualmente pouco ou nada visitadas e onde a sinalética necessária para expor as condicionantes ou os comportamentos a adotar na visitação está ou ausente ou muito pouco visível. 



Da mesma forma consideramos que os 4 vigilantes da Natureza alocados à área protegida- e que realizam o acompanhamento de uma área muito superior aos seus 1600 ha - são insuficientes para a pressão humana que aqui se testemunha. Outro dos problemas levantados referem-se a uma notória redução da fauna selvagem aqui existente, o aumento da pressão imobiliária e a grande falta de controlo das espécies exóticas infestantes nomeadamente as acácias e chorões. Estes foram alguns dos problemas identificados e que importaria restaurar.

Ver mais
Image description

Pretendes alertar Os Verdes sobre preocupações ambientais e temáticas ecologistas, contribuindo para o reforço da nossa Ação?  

E-mail: [email protected]                                             WhatsApp | 914506348

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  914506348 | 

[email protected] | [email protected]



Cancelar subscrição.
Sender.net