͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Image description
Quotas e contributos | Militantes do PEVDonativos | Amigos / Não Militantes do PEV
Image description

Paz no mundo! Palestina Livre! Não à Guerra | Em Lisboa, dirigentes nacionais do PEV e candidatas ao Parlamento Europeu participaram, no dia 11 de maio, na manifestação "PAZ NO MUNDO! PALESTINA LIVRE! NÃO À GUERRA!", junto de milhares de pessoas, exigindo um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, o fim da ocupação da Palestina e o respeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas.

Ver mais
Image description

Derrocada ocorrida na Ponta Gorda (Funchal) | O desabamento de pedras e terras que ocorreu no dia 10 de maio na Ponta Gorda é uma consequência, há muito previsível, da pressão urbanística e da impermeabilização do solo desta encosta da orla costeira. Um problema para o qual Os Verdes e a CDU Madeira, há muito vêm a alertar e que tinham ainda assinalado com uma iniciativa dois dias antes. Este desabamento, que só por sorte não feriu ninguém, deveria ser tido pelas entidades como um sério sinal de alarme e como uma oportunidade de reflexão sobre a política de pressão urbanística levada a cabo na orla costeira, nomeadamente no Funchal.

Mas pelo contrário, as declarações proferidas pela Câmara Municipal do Funchal sobre o assunto vêm no sentido de minimizar o problema. A negação sistemática e obstinada pelos governantes da ilha deste sério problema, que as suas políticas vêm gerando, deixa bem claro o quanto colocam os grandes interesses económicos, aos quais estão subjugados, à frente da defesa do ambiente e da segurança das populações. Para Os Verdes, este acidente é mais uma razão para parar o mega projeto urbanístico da Praia Formosa e para reforçar a CDU na ilha.

Ver mais
Image description

Reunião do Conselho Nacional do PEV | No passado dia 11 de maio, o Partido Ecologista Os Verdes reuniu o seu Conselho Nacional em Lisboa, onde fez uma análise da situação Eco política, apontando também as linhas de intervenção futuras e eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e ao Parlamento Europeu. Da reunião destacam-se as seguintes conclusões:



1. Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e do 1.º de Maio - O Partido Ecologista Os Verdes saúda a participação expressiva dos portugueses nas comemorações populares dos 50 anos do 25 de Abril e do 1º de Maio que aconteceram em todo o país e que contou com a presença de dirigentes, militantes e muitos ativistas de Os Verdes.



2. Ação Governativa do PSD/CDS - Decorridos quarenta dias da tomada de posse do Governo do PSD/CDS confirma-se claramente o que Os Verdes alertaram durante a campanha eleitoral. O rol de promessas para com os professores, os profissionais de segurança, os utentes do SNS, e também a propósito do grande alívio fiscal ou ao nível da habitação, rapidamente foram postas de lado, com prejuízo para a recuperação do tempo de serviço dos professores ou o pagamento do suplemento de risco nas forças de segurança, entre outros compromissos. No caso da descida do IRS, enfrentamos um logro, uma manobra só ao nível dos grandes mestres e profissionais do ilusionismo



3. Eleições - Os Verdes consideram que a presença da CDU na Assembleia Legislativa da Madeira é fundamental para fazer frente às agressões ambientais na região autónoma e para inverter a injustiça social gritante que impera no arquipélago. Como tal, estamos empenhados no reforço da CDU nas próximas eleições legislativas regionais. No quadro das eleições ao Parlamento Europeu, encaramos esta campanha eleitoral com elevado sentido de responsabilidade para com a defesa dos valores democráticos e constitucionais, por uma União Europeia com estados-membros soberanos, centrada na Paz e na Defesa da Biodiversidade, com direitos iguais e solidários.



4. Manifestação pela Paz -  o Partido Ecologista Os Verdes, reafirmando a sua génese pacifista participou na manifestação “PAZ NO MUNDO, PALESTINA LIVRE, NÃO À GUERRA!” promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação que decorreu nesse dia em Lisboa. Os Verdes manifestam a sua solidariedade com o povo palestiniano, exigindo o fim da agressão e do massacre de que é vitima e condena o genocídio da população da Faixa de Gaza por parte de Israel.



5. 16ª Convenção do PEV - Por último, o Conselho Nacional do PEV convocou para os dias 16 e 17 de novembro de 2024 a realização da sua 16ª Convenção, órgão máximo do Partido, a realizar-se na cidade de Setúbal.

Ver conclusões
Image description

Os Verdes reuniram com o GEOTA | Dirigentes nacionais do Partido Ecologista Os Verdes e Mariana Silva, candidata do PEV na lista da CDU ao Parlamento Europeu, reuniram no dia 10 de maio, em Lisboa, com o GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente. Este encontro decorre do roteiro pelas ONGA's que Os Verdes estão a promover no âmbito da campanha da CDU para o Parlamento Europeu. Assumiu o tema central deste encontro a gestão sustentável e responsável da água, o projeto Rios Livres, entre outras temas sobre os quais Os Verdes e a GEOTA convergem no que se refere às preocupações e prioridades ambientais.

Ver mais
Image description

Candidatura da CDU no Curral das Freiras para valorizar o património cultural |  A candidatura da CDU às próximas Eleições Legislativas Regionais levou no dia 09 de maio a cabo uma iniciativa no Curral das Freiras que teve como objetivo destacar o importante papel que o património cultural e natural desta freguesia e da Região pode desempenhar no desenvolvimento, se for devidamente preservado e valorizado.


A iniciativa, na qual estiveram presentes candidatos e, nomeadamente, o cabeça de lista Edgar Silva, contou ainda com a presença da dirigente nacional do Partido Ecologista Os Verdes, Manuela Cunha e do candidato proposto pelo PEV, Marco Fernandes. A dirigente ecologista afirmou ainda que «este é um modelo de turismo, capaz de valorizar o património cultural, deixaria riqueza à população e ajudaria ao seu desenvolvimento, contrariamente aos “Teleféricos” que só vão encher os bolsos dos “grandes senhores” do turismo, num sistema de economia fechada, deixando umas migalhinhas para os curraleiros e muitos estragos e riscos.”


Edgar Silva, cabeça de lista desta candidatura, referiu que «o património cultural do Curral das Freiras, designadamente, este relativo aos lagares escavados nas rochas e à economia do vinho, tem todas as condições para ser muito valorizado e, eventualmente, dar forma a uma candidatura a património da humanidade».

Ver mais
Image description

Candidata da CDU, Mariana Silva, em ação de campanha em Ponte de Lima | A CDU no passado dia 07 de maio, esteve em Ponte de Lima em contacto com a população, trabalhadores e comércio local, ouvindo setores como as pequenas livrarias de bairro que mantêm a sua atividade perante condições muito desiguais face aos grandes grupos económicos. Ouvimos também os desafios sentidos pelas pequenas mercearias que escoam a produção local e que se deparam não só com custos elevados do arrendamento, como também com a concorrência das grandes superfícies que se vêm instalando neste territórios onde o comércio local vai resistindo.


A todas estas dificuldades não são alheias as decisões a nível europeu e o seu reflexo a nível nacional sobre os privilégios concedidos aos grandes setores de distribuição, por oposição ao apoio ao comércio local e aos setores curtos de comercialização. Dia 9 de junho é necessário o reforço de deputados da CDU no Parlamento Europeu, uma voz ativa na defesa dos interesses do país e das populações.

Ver mais
Image description

CDU exige o fim do mega projeto urbanístico da Praia Formosa |  Numa caminhada que teve início no Lido e acabou na Praia Formosa, a CDU fez um roteiro dos males que assolam a orla costeira da Madeira, nomeadamente o sul da ilha: usurpação da orla costeira aos ilhéus pelos interesses económicos ligados ao turismo intensivo; betonização; descargas para o mar sem tratamento; subida do nível do mar com galgamentos; erosão; agravamento dos riscos; destruição da biodiversidade.


A caminhada contou com a presença de vários candidatos da CDU às eleições legislativas regionais, nomeadamente o cabeça de lista, Edgar Silva, Marco Fernandes, candidato proposto pelo PEV e ainda com a dirigente Nacional do Partido Ecologista Os Verdes, Manuela Cunha.


Em declarações proferidas à comunicação social, Manuela Cunha referiu que " basta de privatizar e betonizar a orla costeira", ao que adiantou ainda que "se o Plano da Orla Costeira da Madeira estivesse em vigor, como manda a lei, este projeto não poderia avançar". "Os governantes promovem um modelo de turismo que é insustentável para a ilha, só sustenta os bolsos de alguns". Nesta iniciativa da CDU, Edgar Silva, o cabeça de lista desta candidatura às próximas Eleições Legislativas Regionais, afirmou que "o estado em que está o litoral na Madeira demonstra o nível do subdesenvolvimento".

Ver mais
Image description

Contacto com a população em Ponte da Barca | No dia 07 de maio, uma delegação da CDU que contou com a candidata ao Parlamento Europeu, Mariana Silva, esteve em contacto com feirantes e populações, em Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo. Os trabalhadores da NOSCO, com quem estivemos em conversa e contacto, reconhecem na CDU a força que luta por melhores salários e direitos laborais.


“Sempre contigo, para o que der e vier” não é só lema de campanha, é compromisso político para o caminho que há pela frente para avançarmos em direitos, garantindo uma voz na União Europeia capaz de defender os interesses nacionais e o direito a uma vida digna.

Ver mais
Image description

Contacto com a população e trabalhadores em Matosinhos e Gaia | No passado dia 07 de Maio, a candidata do PEV ao Parlamento Europeu, no quadro da CDU, esteve em contacto com trabalhadores da Groz Beckert, em Vila Nova de Gaia, com trabalhadores da MBO (Perafita - Matosinhos) e em contacto com a população e comércio local, em Matosinhos.



Os Verdes e a CDU estão empenhados em valorizar os salários e combater a precariedade laboral, assim como proteger socialmente quem não consegue encontrar trabalho nem tem acesso a subsídio de desemprego. Condição fundamental a uma vida digna, defendemos o emprego com direitos para todos, combatendo a precariedade e os baixos salários, assegurando a todos o acesso à Escola Pública, ao Serviço Nacional de Saúde, em condições de igualdade e com qualidade.

Ver mais
Image description

Contacto com a população no Porto e em Gondomar | No dia 07 de maio a CDU esteve em Campanhã (Porto) no contacto com os trabalhadores da NOS e na Feira de São Pedro da Cova, em Gondomar, em conversa com feirantes e população local sobre a importância do reforço da CDU nas Eleições ao Parlamento Europeu. Uma iniciativa que contou com a participação da candidata Mariana Silva do PEV.

Ver mais
Image description

Reunião com a Zero  - Associação Sistema Terrestre Sustentável | No âmbito das eleições ao Parlamento Europeu, a dirigente nacional Joana Silva e a candidata do PEV na lista da CDU, Mariana Silva, reuniram no passado dia 06 de maio, na sede de Lisboa do Partido Ecologista Os Verdes, com Susana Fonseca, Vice-Presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável. 



Este encontro decorre de um conjunto de audições com Associações e Movimentos na área do Ambiente. Entre os vários assuntos abordados e discutidos, a gestão de resíduos assumiu a centralidade da reunião, sendo esta uma matéria fundamental e que tem grande influência pelas decisões tomadas no Parlamento Europeu. Os Verdes continuam muito preocupados com a falta de cumprimento de metas estabelecidas para a recolha de resíduos reutilizáveis e recicláveis, e com o incumprimento de medidas que permitiriam a redução das embalagens descartáveis. 



Ficou claro que é necessário ir mais longe com a criação de soluções e a concretização de limitações à produção exagerada de embalagens. Os Verdes continuarão atentos à implementação e operacionalização da recolha seletiva e tratamento de bio resíduos em Portugal, um passo importante para avançarmos em matéria de eficiência e circularidade na gestão dos resíduos, com claros benefícios para o ambiente.

Ver mais
Image description
Assiste às últimas Conversas Ecologistas realizadas
Habitação, um direito de todosValorizar a Carreira Docente, Dignificar a Escola PúblicaEnsino Superior

Pretendes alertar Os Verdes sobre preocupações ambientais e temáticas ecologistas, contribuindo para o reforço da nossa Ação?  

E-mail: [email protected]                                             WhatsApp | 914506348

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  914506348 | 

[email protected] | [email protected]



Cancelar subscrição.
Sender.net