| Apresentação das candidatas do PEV nas listas da CDU ao Parlamento Europeu | No passado dia 16 de abril, frente à Estação Ferroviária de Setúbal, teve lugar a Sessão Pública de Apresentação das três candidatas do PEV na lista da Coligação Democrática Unitária no quadro das eleições para o Parlamento Europeu de 2024. Uma sessão que contou com a participação e intervenção do primeiros candidatos, João Oliveira, PCP, e de Mariana Silva, PEV. O Partido Ecologista Os Verdes é Membro Fundador do Partido Verde Europeu. Os deputados Verdes eleitos nas listas da CDU integrarão o Grupo Verde no Parlamento Europeu! |
|
Mariana Silva | 41 anos. Professora. Licenciada em Ensino de Português pela Universidade do Minho. Membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista Os Verdes. Dirigente Nacional do MDM - Movimento Democrático das Mulheres. Foi deputada à Assembleia da República. Reside em Guimarães. |
|
Marta Parente | 26 anos. Assistente técnica administrativa. Licenciada em Artes e Humanidades. Dirigente da Ecolojovem Os Verdes.
|
|
Patrícia Marcelino | 26 anos. Psicóloga em contexto escolar. Mestre em Psicologia Clínica. Eleita na Assembleia Municipal de Azeitão, Setúbal. Dirigente da Ecolojovem Os Verdes. Residente em Setúbal.
|
|
Apresentação de Manifesto Ecologista | Na sessão pública de apresentação das candidatas Os Verdes tornaram também público o Manifesto Ecologista que incorpora os compromissos eleitorais do PEV e da CDU, fundamentado na convergência de políticas e de uma visão de futuro orientados para a defesa da justiça social, da igualdade de oportunidades, do respeito pelos direitos dos cidadãos, pela diversidade cultural e pela defesa dos valores naturais, da sustentabilidade e da solidariedade. Pela Paz, Pela Biodiversidade. O Voto Verde é na CDU! |
|
Os Verdes saíram à rua para Celebrar 50 anos do 25 de Abril | Dirigentes e ativistas da Ecolojovem e de Os Verdes participaram nas maiores manifestações e mais expressivas de sempre em Lisboa, Porto e Braga. Celebrar o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 é comemorar a democracia e a liberdade como valores fundamentais de uma sociedade aberta à evolução dos tempos. Defender Abril é por si só um direito e uma responsabilidade comum. O crescimento do populismo, da direita e da extrema direita em Portugal devem hoje ser um impulso mais veemente para nos posicionarmos coletivamente contra quaisquer ataques à liberdade e aos direitos constitucionais conquistados pela mão de Abril, tantas vezes atropelados por sucessivos governos do PS e do PSD, no que respeita a importantes direitos sociais e ambientais. (Des)governos que estão na base e mantêm vivo o constante descontentamento por parte de quem mais (e sempre) é sacrificado com as crises financeiras ou políticas. Mas não tem de ser assim. Reforçar abril, afirmar os valores constitucionais contra os discursos de ódio e contra o empobrecimento só pode conhecer uma via, a do engrandecimento e do reforço dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa. Esta é a visão progressista partilhada pelo Partido Ecologista Os Verdes e pela CDU. Porque é possível avançar mais na defesa das populações - a nível nacional e europeu - na sua justa reivindicação por mais e melhores salários, pensões, serviços públicos confiáveis e de proximidade, pela salvaguarda dos ecossistemas e da biodiversidade, pelo direito a defender o ambiente, a cultura, a habitação, pelo direito à vida digna no presente e no futuro.
|
|
Os Verdes promovem um passeio interpretativo no Trilho da Flora Espontânea | no Parque Verde de Nafarros, em Sintra (União de Freguesias de Sintra), no próximo dia 04 de maio pelas 10.00h, sob o tema "Preservar a flora nativa e espontânea, prevenir as espécies invasoras”.
Associando-se à semana das espécies invasoras e alertando para a necessidade de promover a biodiversidade e conservação da natureza. As plantas nativas e espontâneas, incluindo as que tantas vezes são chamadas de ervas daninhas, são essenciais na conservação dos ecossistemas e na prevenção contra espécies invasoras. Infelizmente, é ainda comum assistirmos a operações de limpeza com remoção total da vegetação presente, abrindo clareiras e extensas áreas de solo nu e descoberto, que são depois rapidamente colonizadas por espécies invasoras. Dar a conhecer esta flora espontânea e os seus diferentes usos, é uma forma de a valorizar e apelar à sua preservação e valorização. A iniciativa contará com a presença da candidata do PEV às eleições para o Parlamento Europeu, Mariana Silva, e dirigentes do PEV. Convidamos a estarem presentes eleitos locais e associações locais de desenvolvimento, ambiente e defesa do património.
Participa. Confirma a tua presença através do e-mail [email protected] ou [email protected]. Ponto de encontro: 10h00 - Parque Verde de Nafarros (União de Freguesias de Sintra) - Estrada de Nafarros, 92 Coordenadas: 38.81481820693996, -9.41950837470963
|
|
Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril (Braga) | Ana Catarina Braga, membro do coletivo do PEV de Braga, participou em representação da CDU (PCP-PEV), na Sessão Solene Comemorativa do 50º Aniversário do 25 de Abril na União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, em Braga.
|
|
Sessões comemorativas do 50º aniversário do 25 de Abril (Vila Franca de Xira) | Dulce Arrojado eleita da CDU na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira nas sessões comemorativas do 50º aniversário do 25 de Abril na sua intervenção referiu que "Abril é mais futuro! Quando hoje exigimos que sejam os lucros da banca, 12 milhões de euros por dia, a suportar os aumentos das taxas de juro do BCE, em vez de ser transferida essa responsabilidade para quem vive do seu trabalho ou da sua reforma: estamos a lutar por Abril!
Quando hoje falamos da urgente resolução do Aterro do Mato da Cruz, da necessária defesa do mouchão da Póvoa ou da várzea de Vialonga, estamos a afirmar que é hora das populações terem o direito a um Ambiente sadio e o dever de o defender, como está consagrado na Constituição da República Portuguesa: estamos a lutar por Abril!
Quando hoje exigimos a Paz, tal como se exigiu com Abril o fim da guerra colonial, procurando a solução política para os conflitos e estimulando a cooperação pacífica entre povos: estamos a lutar por Abril. Quando defendemos a reposição das freguesias extintas defendendo o poder local democrático saído da Revolução: estamos a defender Abril."
|
|
Visita à Exposição "O MFA e o 25 de Abril" | Mariana Silva (PEV) e João Oliveira visitaram no dia 24 de abril a Exposição "O MFA e o 25 de Abril". Joana Silva da Comissão Executiva do PEV acompanhou esta visita. Quando se assinalaram 50 anos de 25 de Abril, a exposição retrata o levantamento popular que se somou ao levantamento militar. Foi dessa combinação que se fez a revolução de Abril e a conquista da paz, da liberdade, da democracia e das profundas transformações sociais e económicas a favor do povo. O papel dos capitães de Abril e dos militares do MFA foi decisivo para esse caminho. A exposição que está na Gare Marítima de Alcântara (Lisboa) é um belíssimo contributo para descobrir e compreender essa parte importante desta epopeia que celebra os seus 50 anos. |
|
Entrega da lista da CDU (PCP-PEV) ao Parlamento Europeu | No passado dia 22 de abril, foi entregue a lista da CDU ao Parlamento Europeu que conta com João Oliveira como cabeça de lista e com três candidatas do PEV: Mariana Silva, Marta Parente e Patrícia Marcelino.
Uma lista constituída por 15 mulheres e 14 homens, dos quatro cantos do país, incluindo das comunidades emigrantes, dirigentes dos movimentos de massas, dos trabalhadores, da juventude, dos agricultores, das mulheres, do movimento popular, eleitos autárquicos, prontos para enfrentar as eleições com determinação, pelo desenvolvimento soberano de Portugal, por uma Europa de Paz, progresso Social e Cooperação. Uma lista sempre com o povo português, para o que der e vier, pelos salários, pelas reformas, pela saúde, pela habitação, pelo ambiente.
|
|
Visita à Mata Nacional dos Medos para celebrar o Dia Mundial da Terra | A candidata ecologista ao Parlamento Europeu na lista da CDU, Mariana Silva, reuniu no dia 22 de abril, quando se assinalou o Dia Mundial da Terra, com o Movimento em Defesa da Mata Nacional dos Medos para se inteirar da evolução das pressões sobre esta Reserva Botânica. Os Verdes visitaram a reserva e reuniram com o Movimento tendo aferido que as respostas continuam por dar. Mantém-se a observância de muito lixo espalhado dando nota de falta de civismo mas também uma falta de vigilância preventiva. Da mesma forma nos testemunha o Movimento de que com os passadiços em plena reserva botânica, aumentou muito a pressão humana devida à visitação estimulada pela publicitação e existência da infraestrutura, o que corrobora os nossos receios iniciais. Ao contrário de ordenar a visitação e usufruto da paisagem, os passadiços ao entrarem profundamente na Mata Nacional, não contribuem para reduzir a pressão humana sobre o ecossistema. A sua existência veio exatamente estimular e aumentar essa pressão, com toda a perturbação que isso provoca, nomeadamente ao nível da biodiversidade.Numa altura em que tanto se fala de restauro de ecossistemas, nomeadamente como diretiva da União Europeia, assiste-se à desproteção de uma importantíssima reserva na Área Metropolitana de Lisboa.
|
|
Apresentação dos mandatários concelhios da CDU do distrito de Braga | A CDU realizou em Braga, no Largo de S. Francisco, o Ato Público de apresentação dos seus mandatários concelhios do distrito às próximas eleições do Parlamento Europeu. O “pontapé-de-saída” coube a Sandra Cardoso, mandatária em Braga, que afirmou que a CDU apresenta 14 pessoas que de uma forma generosa e empenhada aceitaram o compromisso de representar a candidatura da CDU nos concelhos do distrito e dar o melhor de si para reforçar a CDU nestas eleições. A iniciativa contou com a intervenção de mandatários regionais e dos dois candidatos da região, nas eleições ao Parlamento Europeu, Mariana Silva e Vítor Rodrigues. |
|
Comemoração do 25 de abril em S. João da Talha (Loures) | A CDU comemorou no dia 21 de abril, em São João da Talha, Loures, os 50 anos do 25 de Abril num almoço que contou com sala cheia de amigos e camaradas. João Oliveira e Mariana Silva, candidatos ao Parlamento Europeu, juntaram-se a Paulo Raimundo nas intervenções. Marta Parente, candidata do PEV na lista da CDU marcou presença nestas comemorações juntamente com dirigentes nacionais e militantes. |
|
Apresentação Pública da lista da CDU ao Parlamento Europeu | A Coligação Democrática Unitária apresentou no dia 18 de Abril, numa iniciativa pública em Lisboa, os 29 candidatos às eleições para o Parlamento Europeu. Mariana Silva, candidata do PEV na Lista CDU, interveio reafirmando " a exigência de uma União Europeia que dê respostas sólidas para a conservação da Natureza e da Biodiversidade, reforçando as áreas protegidas com meios humanos, técnicos e financeiros e rejeitando a sua destruição pelos chamados projetos de elevado interesse nacional, sejam eles turísticos, energéticos, mineiros ou de agricultura intensiva. Recusamos vender a Natureza. Na apresentação que decorreu no Largo do Carmo, palco de um dos mais importantes acontecimentos no dia 25 de Abril de 1974, e a poucos dias de se assinalar os 50 anos da realização maior do povo português e de toda a história de Portugal que é a Revolução de Abril, foi prestada uma simbólica e merecida homenagem aos valorosos Capitães de Abril, com o hino do MFA e a distribuição de cravos pelos presentes. A CDU tem candidatos, propostas e um projeto para um futuro melhor, que está ao alcance dos trabalhadores, do povo e do País, como a Revolução de Abril demonstrou.
|
|
|
| |
|
|