͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Image description
Quotas e contributos | Militantes do PEVDonativos | Amigos / Não Militantes do PEV
Image description

Os Verdes preocupados com falta de segurança no parque infantil da Zona Norte, em Almeirim | As ativistas do Coletivo Regional dos Verdes e eleitas pela CDU após receberem algumas denúncias sobre o estado de degradação do parque infantil, situado na Zona Norte em Almeirim, dirigiram-se recentemente ao local para verificação do mesmo.

Recordamos que este espaço verde da cidade é um local bastante frequentado, tanto por quem vive ali perto ou no concelho, como por quem nos visita, uma vez que as pessoas procuram esta zona para vários fins, como seja para fazer desporto ou para passear, nomeadamente em família. O parque infantil é um dos espaços mais procurados pelas famílias que têm crianças, algo que foi facilmente constatável pelas ativistas de Os Verdes quando se deslocaram ao local, uma vez que, por excelência, este é um local de brincadeiras e divertimento, que não pode ser suscetível de pôr em perigo a saúde e segurança do utilizador ou de terceiros.

As eleitas ecologistas na Assembleia Municipal de Almeirim e na Assembleia de Freguesia de Almeirim, Sónia Colaço e Céu Maçarico, consideram bastante preocupante o estado de degradação em que se encontram vários dos equipamentos existentes no Parque Infantil.

Ver comunicado
Image description

Encontro com moradores em defesa da manutenção de espaço verde no centro de Braga | Os Verdes e a CDU expressam a sua solidariedade com a população na sua reivindicação de defesa do espaço público e rejeitam mais construções em espaço verde em S. Vítor, Braga. Uma delegação da CDU, que contou com a presença de Filipe Gomes (PEV), eleito da CDU na UF de São Lázaro e São João do Souto, Mariana Silva e Ana Cabeleira, da Comissão Executiva do PEV, Vítor Rodrigues, membro da DORB do PCP, o eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de S. Vítor, João Melo, e a vereadora na Câmara Municipal, Bárbara Barros, reuniu no dia 29 de agosto com moradores da rua Luís Soares Barbosa, na freguesia de S. Vítor, em Braga, junto ao espaço verde onde será construído mais um ginásio privado.


Os Verdes defendem a preservação deste espaço verde num local já muito sobrecarregado pela permeabilização do solo, construções habitacionais e comerciais de grande dimensão e pelo intenso trânsito automóvel. Por isso, Os Verdes defendem que espaços verdes como o que visitamos, são essenciais para a qualidade de vida das populações, no combate à poluição do ar e sonora. Além do mais este espaço natural desempenha um importante papel ao nível da retenção da água no solo, na medida em que esta é uma área fortemente vulnerável aos risco de inundações, como comprovam as diversas ocorrências em períodos de forte pluviosidade.

Ver mais
Image description

Despoluir o rio Lis, reflorestar a Mata Nacional de Leiria | Os Verdes realizaram no passado dia 27 de agosto uma Caminhada Verde na Praia da Vieira (Marinha Grande) que percorreu as margens do rio Lis, em plena Mata Nacional de Leiria com o objetivo de alertar, ouvir e intervir sobre a poluição na bacia hidrográfica do rio Lis que desagua nesta localidade e sobre o atraso na (re)arborização do Pinhal de Leiria ardido a 15 de outubro de 2017. Esta iniciativa de Os Verdes contou com a participação de populares e com ativistas da CDU da Marinha Grande, comprometidos com a defesa da despoluição do Lis e a urgente reflorestação do Pinhal de Leiria.

No que concerne à Mata Nacional de Leiria, atravessada pelo rio Lis, foi uma vez mais possível constar, decorridos seis anos dos incêndios de 2017, a inércia do ICNF e a falta de vontade política do Governo de maioria absoluta PS para a reflorestação desta Mata Nacional, um ícone e elemento identitário da região e do país, que detém uma função elementar para o equilíbrio do ecossistema e de suporte e manutenção dunar. Com o incêndio de 2017, a maioria da área do Pinhal de Leiria transformou-se numa área despida de vegetação, sujeita à erosão das dunas pela força do vento, além de mais foi sujeita à proliferação de espécies exóticas invasoras que impedem ou dificultam a regeneração natural dos poucos pinheiros que teimam crescer. 



Nesta caminhada Os Verdes tiveram oportunidade não só de observar alguns pontos de descargas no rio Lis, como ouvir os relatos da população relativamente à poluição deste rio que é sucessivamente afetado por descargas de águas residuais sem o devido tratamento, em particular por efluentes das suinícolas na bacia do Rio Lis, que ocorrem há largos anos, de forma regular, constituindo-se em crimes ambientais que matam o ecossistema fluvial e ribeirinho e privam as populações locais do direito, constitucionalmente garantido, a um ambiente sadio.

Ver mais
Image description

Audição Pública - Parque Eólico Marítimo |  A discussão sobre o parque eólico marítimo nacional está nos jornais mas não chegou à comunidade. Porquê? Este é “só” o projeto com mais impacto costeiro da história do nosso País. Porque está a ser conduzido quase em segredo? Porque não são divulgados os estudos de impacto ambiental, económico e ecológico? Esses estudos existem? Quais os efeitos destes parques eólicos nas pescas e nos ecossistemas? Quais as repercussões destes investimentos na fatura energética? Há demasiadas perguntas sem resposta e este é um projeto demasiado importante para correr sem uma verdadeira discussão pública local e nacional.

Daí que a CDU promove esta audição pública, no dia 09 de setembro, às 16.00h na Marginal de Matosinhos, que conta com a presença de Mariana Silva, membro da Comissão Executiva do PEV, José Pedro Rodrigues, vereador da CDU na CM de Matosinhos, de cidadãos, associações de pescadores e produtores e movimentos cívicos e ecológicos para abrir um espaço de debate público é necessário sobre o Parque Eólico Marítimo.

Ver mais
Image description

Panorâmico de Monsanto (Lisboa) | A deputada do PEV na Assembleia Municipal de Lisboa, Cláudia Madeira, prestou no passado dia 28 de agosto declarações à TVI junto ao Panorâmico de Monsanto que se encontra encerrado desde o passado mês de Julho. Os Verdes demonstraram preocupação pelo facto de não haver qualquer aviso do motivo do encerramento, tendo verificado no local que muitas pessoas que pretendiam visitar o espaço, também se depararam com os portões encerrados. O Grupo Municipal do PEV irá muito em breve solicitar esclarecimentos à autarquia.

Ver mais
Image description

Propinas e alojamento, barreiras para os alunos prosseguirem o Ensino Superior | Milhares de alunos entram todos os anos no ensino superior deparando-se com custos exorbitantes e insuportáveis com o alojamento e propinas e, por outro lado, com apoios sociais muito diminutos que levam muitos estudantes a desistirem por falta de recursos económicos das suas famílias. Os Verdes defendem:

- Um novo modelo de financiamento do ensino superior, justo e de acordo com a Constituição da República Portuguesa, que passa pela progressiva eliminação das propinas;

- Reforço dos apoios sociais, nomeadamente o aumento das bolsas e da celeridade da sua atribuição;

- Mais oferta do alojamento em residências públicas, integradas na cidade.

Ver mais
Image description

Descargas de Matadouro - Os Verdes pedem esclarecimentos ao Ministério do Ambiente | O Partido Ecologista Os Verdes após denúncias da população e visita ao local questionou no passado dia 29 o Ministério do Ambiente e da Ação Climática pedindo esclarecimentos sobre descargas de águas residuais de um matadouro, alegadamente sem o devido tratamento, que poluem linha de água e causam maus cheiros, na freguesia de São Vicente de Lafões, município de Oliveira de Frades.



Uma delegação da CDU (PCP-PEV) esteve no local tendo observado o local de descarga na linha de água, afluente da ribeira da Ponte do Mezio, que por sua vez desagua no rio Vouga. A ribeira, por onde correm as águas rejeitadas, emana um odor insuportável e agoniante. Este cheiro nauseabundo que advém dos efluentes sem o devido tratamento afeta a qualidade de vida dos moradores, em particular com habitações limítrofes à ribeira, conforme foi constatado pela delegação da CDU que esteve no local.

Este foco de poluição, na bacia hidrográfica do rio Vouga a montante da Barragem de Ribeiradio, contribui para sobrecarregar a albufeira de Ribeiradio com matéria orgânica, que associada às altas temperaturas e às águas estagnadas conduz ao surgimento de algas (eutrofização das águas), como se tem constatado com o esverdear das águas nos últimos anos.

Ver comunicado
Image description

Marcha contra o abate de sobreiros em Sines | Dirigentes nacionais de Os Verdes e da Ecolojovem estiveram no passado dia 26 de agosto presentes, em Lisboa, na Marcha em defesa dos Sobreiros, contra o quercocídio anunciado, resultante de um despacho do Ministro do Ambiente, de 1 de agosto deste ano, que autoriza o corte de 1821 sobreiros para implantação de um Parque Eólico da EDP em Sines.


É incompreensível a ligeireza com que, ao abrigo da transição energética, se têm atropelado leis, ordenamento do território e dado luz verde a ações perfeitamente antagónicas. Abater sobreiros para descarbonizar é um verdadeiro atentado, contra-senso, e muitos passos atrás no combate aos problemas do clima, da biodiversidade e da salvaguarda dos ecossistemas e um perfeito desvalorizar da importância que o sobreiro e o montado têm em todas estas vertentes.

Ver mais
Image description

Demolição de construções na Quinta da Parvoíce (Setúbal) |  André Martins, Conselheiro Nacional do PEV e presidente da Câmara Municipal de Setúbal presenciou no passado dia 22 de agosto a operação de demolição das construções da Quinta da Parvoíce, local onde vai ser criado um bairro de habitação pública, pondo termo à existência de barracas na cidade.


“Finalmente, Setúbal está num processo de se ver livre desta chaga social de tantos anos que era a Quinta da Parvoíce. Estas máquinas estão a terminar esse pesadelo desta cidade, que ao longo de tantos anos se viu confrontada com esta imagem negativa de Setúbal que era a Quinta da Parvoíce. As barracas em Setúbal finalmente estão a acabar”, afirmou André Martins. Fonte / foto: Câmara Municipal de Setúbal.

Ver mais
Image description

A recuperação de áreas ardidas é essencial para restaurar a biodiversidade e garantir a saúde dos ecossistemas | A inação do Governo, particularmente na intervenção sobre as áreas ardidas afetadas pelos grandes incêndios, que desde 2017 atingem áreas ecologicamente importantes como a Mata Nacional de Leiria, a Serra da Estrela ou a Serra de Monchique, está a contribuir, a cada dia que passa, para aprofundar os problemas existentes. A falta de vontade política e o adiar da intervenção significa perpetuar a exposição dos ecossistemas à erosão dos solos, à proliferação das invasoras, à degradação da qualidade da água nos cursos de água existentes.


É fundamental exigir do Governo e do Ministério de Ambiente, ações concertadas muito para além da reflorestação - ainda por cumprir- são necessárias medidas para garantir uma gestão da água que sirva o interesse público e o ambiente, restaurando também a capacidade de retenção de água no solo, particularmente nas zonas húmidas, um aspeto crucial para reduzir o risco de incêndio florestal. Por outro lado, não podemos continuar a desvalorizar a importância de uma floresta resiliente aos riscos inerentes aos incêndios através da reflorestação biodiversa, há anos ameaçada por políticas que incentivam amplamente as monoculturas.

Ver mais
Image description

Consulta Pública do Novo Plano da Pedreira de Vale de Mós (Setúbal) |  Terminada a consulta pública do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental do projeto relativo ao Novo Plano da Pedreira Vale de Mós A, importa recordar que em maio, reconhecendo a urgência de Reconstruir a Biodiversidade, lema do Dia Internacional da Biodiversidade 2023, realizamos uma caminhada no Parque Natural da Arrábida (PNA), identificamos as ameaças que enfrenta, entre as quais a pretensão de fusão de duas pedreiras exploradas pela Secil, o que resultaria na ampliação da área de exploração em 18,5 ha.

Os Verdes alertavam então para o facto do projeto em causa poder vir a agravar a destruição paisagística, perfeitamente percetível a partir de Setúbal ou de Tróia. Esta ampliação poderá vir a resultar na afetação das espécies de flora e fauna - que não devem ser menorizadas e que constituem uma das mais importantes Áreas Protegidas representativas dos Ecossistemas Mediterrânicos- e no agravamento dos impactos relativos às poeiras e ruído adveniente da laboração destas pedreiras, que afetam já, e de forma considerável, a população.

Os Verdes, o único partido a participar desta consulta pública, sustentam que a intenção da Secil de alargar a pedreira de Vale de Mós vai contra os instrumentos de gestão territorial, designadamente o Plano de Ordenamento do PNA e o PDM de Setúbal). O Partido Ecologista Os Verdes insiste que as pedreiras não podem continuar a crescer e a expandir-se no Parque Natural da Arrábida (PNA), contribuindo para esventrar uma área protegida de grande valor biológico e paisagístico.

Ver mais
Image description

Câmara de Setúbal aprova cadernos de atividades gratuitos até ao 4.º ano de escolaridade A Câmara Municipal de Setúbal presidida pelo Conselheiro Nacional do PEV, André Martins, aprovou por iniciativa da CDU, cadernos de atividades gratuitos até ao 4.º ano de escolaridade, indo de encontro ao principio Constitucional da universalidade, obrigatoriedade e gratuitidade do ensino básico  e da importância da valorização da escola pública como instrumento de equidade social;

Esta gratuitidade dos cadernos de atividades até ao 4.º ano de escolaridade inclui, todos os alunos, quer sejam abrangidos pela Ação Social Escolar, ou não, reforçando a politica da Câmara Municipal de Setúbal de apoio às famílias no âmbito sócio educativo.

Ver mais
Image description

Habitação um direito constitucional | "O Partido Ecologista Os Verdes continuará a defender intransigentemente a Constituição da República Portuguesa e também a exigir o cumprimento dos princípios estabelecidos na Lei de Bases da Habitação. O PEV continuará a associar-se às justas reivindicações e a levantar a sua voz pela defesa do direito à habitação condigna para todos. Contém connosco!" Heloísa Apolónia Membro da Comissão Executiva do PEV, em artigo Dar a Palavra à Ecologia, em abril de 2023, a propósito do programa Mais Habitação apresentado pelo Governo PS.

Ver artigo
Image description

Comício da CDU, em Guimarães | Mariana Silva, membro da Comissão Executiva do PEV, no passado dia 18 de agosto participou no Comício da CDU que se realizou no Jardim da Alameda, em Guimarães. Foram muitos os que corresponderam ao apelo da CDU e participaram nesta iniciativa de verão.



Mariana Silva, referiu na sua intervenção que “O PEV conhece bem as consequências das crises económicas no Ambiente. Sabemos que quando vivemos tempos economicamente frágeis, que se agravam com a subida dos juros, com o preço dos bens essenciais a aumentar de dia para dia, com os salários a não responderem às necessidades, tende-se a esquecer ou desvalorizar as questões ambientais. Em tempos de Crise Climática os projetos delapidadores usam causas supostamente ambientais e termos apelativos, como, “transição energética”, “descarbonização da economia”, “economia circular”, entre outras, para nos convencer da benevolência das suas novas oportunidades de negócio e para fugirem a responder às exigências e regras de proteção ambiental, para, assim os seus projetos avançarem mais fácil e rapidamente” afirmou."  



Referiu também que “Os eleitos da CDU no distrito de Braga apresentaram, nas diversas assembleias municipais, moções que defendem para esta população passes a preços acessíveis como acontece nas áreas metropolitanas, fruto do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos. Esta medida, que tem a marca da CDU, foi, sem dúvida alguma, uma das mais importantes para o Ambiente dos últimos anos, com milhares de carros retirados das estradas, mas ainda não se estendeu a todo o país e, por isso, a CDU continua a lutar para que em todo o território português todos tenham o direito à mobilidade, exigindo para isso investimentos do Governo que tenham em conta as realidades distintas de cada região”.

Ver mais
Image description

Terceira Travessia do Tejo | Rede de Cidades e Vilas que Caminham - Setúbal | José Luís Ferreira, membro da Comissão Executiva do PEV e eleito da CDU, na Assembleia Municipal do Barreiro, referiu abordou na reunião da Assembleia a Terceira Travessia do Tejo (TTT),  referindo que "é justo reconhecer o importante contributo da CDU para que o assunto fosse discutido no Barreiro, com debates públicos e outras iniciativas que promovemos, mas também no contributo da CDU, que colocou o assunto na agenda da Assembleia Municipal, com a apresentação da primeira moção sobre o assunto e que despoletou a necessidade de uma AM extraordinária.


O que hoje discutimos é, exatamente a necessidade de construir a TTT, e sobretudo apurar o que tem feito a Camara para que o processo avance. Não conseguimos ver no cancelamento da reserva de solos, qualquer contributo para a construção da TTT, bem pelo contrário. Esta proposta compromete seriamente o processo, e o executivo PS não consegue o que nesta matéria seria absolutamente decisivo: salvaguardar a candidatura, garantir que por parte do Barreiro, as condições para a construção da Terceira Travessia continuam reunidas. Mas não, o executivo PS continua a gerir os destinos do concelho como se estivesse a gerir uma imobiliária. Deixem-se de negócios, venha a ponte."

Ver intervenção
Image description

Não à exploração de lítio na Mina do Barroso | A população do Barroso voltou a manifestar-se contra a mineração de lítio, Os Verdes saudaram a iniciativa e reafirmam a sua posição: O SEU NÃO À EXPLORAÇÃO DE LÍTIO EM COVAS DO BARROSO. 



Os Verdes identificam quatro áreas importantes para continuarem a afirmar que este é um projeto destrutivo, sem qualquer sustentabilidade e viabilidade nos pilares ambiental, social, cultural e mesmo económico.
1. Perda de Biodiversidade e destruição da Paisagem;
2. Desproteção das espécies protegidas, sobretudo, para o Lobo-Ibérico;
3. Graves impactes nos recursos hídricos;
4. Consequências para a população.

Ver mais
Image description

Eleições na Madeira No dia 11 de agosto a CDU entregou no tribunal a lista para a eleição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. A mandatária da Coligação Democrática Unitária que integra Os Verdes e o PCP referiu à comunicação social que esta é “uma candidatura que é um entrelaçar da justiça social e da justiça ambiental” e com pessoas que “batalham diariamente” por estas causas, “não é só na altura das eleições”.



“É um trabalho contínuo e diário, porque a CDU não se restringe a fazer propaganda e campanha na altura das eleições. A CDU é aquela força política que todos os dias de todo o ano está no terreno a contactar com as pessoas, a absorver a problemática e as necessidades das pessoas, de forma a poder apresentar propostas em sede parlamentar para resolução dessas matérias”. Fonte e fotografia www.dnoticias.pt

Ver notícia
Image description

Dia Mundial Mundial da Juventude | A dirigente do Partido Ecologista Os Verdes Mariana Silva participou na primeira edição do JUVfest em Guimarães. No dia 11 de Agosto teve lugar no IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães uma Tertúlia sobre Cidadania e participação ativa dos jovens na política. O tema escolhido para o Dia Internacional da Juventude de 2023 (12 de agosto)  foi "Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável". Num momento em que precisamos de mais e melhores políticas ambientais é necessário que os jovens sejam chamados e se sintam motivados para serem parte ativa da mudança.

Ver mais
Assiste às últimas Conversas Ecologistas realizadas
Valorizar a Carreira Docente, Dignificar a Escola PúblicaEnsino SuperiorAlterações Climáticas

Pretendes alertar Os Verdes sobre preocupações ambientais e temáticas ecologistas, contribuindo para o reforço da nossa Ação?  

E-mail: [email protected]                                             WhatsApp | 914506348

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  914506348 | 

[email protected] | [email protected]



Cancelar subscrição.
Sender.net