͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Este email não está aparecendo corretamente? Abra-o no seu navegador.
Boletim IIS Jun-Jul

Mapas Mentais sobre mudança de uso do solo no MATOPIBA

Mapas Mentais sobre mudança de uso do solo no MATOPIBA

Mapa mental de produtoras(es) de soja do MATOPIBA em relação à conservação voluntária da vegetação nativa. Fonte: Gomes; Aragão; Calazans, 2023.

Realizada no âmbito no Projeto: “Incentivos e intervenções para políticas baseadas em comportamento para uma cadeia produtiva de soja sustentável e livre de desmatamento no Cerrado”, em parceria com o Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade da PUC-Rio (CSRio) e financiado pelo Land Innovation Fund (LIF), esta pesquisa objetivou identificar e avaliar os fatores comportamentais das(os) produtoras(es) rurais do MATOPIBA que influenciam a sua tomada de decisão quanto ao uso da terra. Para isso, foram gerados mapas mentais de diferentes grupos de produtoras(es) da região, com base em 60 entrevistas realizadas entre agosto e dezembro de 2022 nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.



Em alguns casos, houve divergência nas opiniões das(os) entrevistadas(os), devido ao contexto, tipo de vegetação local e perfil do(a) produtor(a). Isso fica evidente, por exemplo, na percepção da qualidade do solo do Cerrado, visto como fértil em algumas regiões e pouco fértil em outras. 



Os resultados subsidiarão o desenvolvimento de soluções e incentivos para eliminar o desmatamento da cadeia da soja do Cerrado.

    Colaboradores do IIS são autores do novo relatório sobre Negócios e Biodiversidade da IPBES

    Rafael Loyola e Bruna Pavani, diretor executivo e pesquisadora do IIS, estão entre os cinco autores brasileiros do novo relatório sobre Negócios e Biodiversidade da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, em inglês).

    Com o primeiro encontro de autores realizado no fim de junho, o próximo ocorrerá em setembro, na Colômbia. Nele, deu-se início o processo de produção da avaliação metodológica com foco no quanto os negócios impactam e dependem da biodiversidade e em como o relatório pode influenciar o governo, o setor privado, a sociedade civil e as comunidades tradicionais.

    

    O relatório final tem previsão de lançamento para o fim de 2025 e reúne pesquisadores de diversos países.

    SAIBA MAIS

    IIS apoia e participa de oficinas para construção do Plano Regional de Vegetação Nativa (PRVN) do Pará

    IIS apoia e participa de oficinas para construção do Plano Regional de Vegetação Nativa (PRVN) do Pará

    Participantes de uma das oficinas realizadas em Altamira.

    Organizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado do Pará (SEMAS), com apoio do IIS e outras instituições, as oficinas regionais foram implementadas para captar percepções sobre fatores-chave necessários para o sucesso do PRVN.

    Realizadas de 28 de junho a 14 de julho em 4 cidades diferentes (Altamira, Santarém, Belém e Marabá), os encontros reuniram atores da esfera pública, privada, não-governamental e sociedade civil organizada (Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais).

    Como próximos passos previstos para o projeto, está a elaboração da análise dos fatores de sucesso para subsidiar a formulação e implementação do plano estadual de recuperação da vegetação nativa, incluindo a definição das estratégias e seus respectivos quadros de ações.

    SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

    IIS realiza trabalhos de campo para apoiar restauração em larga escala da re.green

    IIS realiza trabalhos de campo para apoiar restauração em larga escala da re.green

    Amanda Ronix e Eduardo Neto, pesquisadores do IIS, realizaram trabalho de campo na fazenda Ouro Verde.

    O IIS tem executado uma série de estudos para fornecer informações científicas que embasem as ações de restauração da re.green. O Instituto é um importante parceiro estratégico para a empresa alcançar seu objetivo de reflorestar pelo menos 1 milhão de hectares da Mata Atlântica e Amazônia.

    

    Os primeiros campos ocorreram no final do ano passado no município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, onde está localizada a Fazenda Ouro Verde. Nela, pesquisadores do IIS recolheram amostras de solo para avaliação dos estoques atuais de carbono e comparação posterior com alterações associadas às mudanças no uso da terra, como a sua restauração.

    Em outro campo, o IIS esteve presente na região para conhecer melhor a realidade local, as expectativas da população e os potenciais benefícios socioeconômicos advindos da restauração em larga escala. A ideia é, a partir compreensão do contexto socioecológico, apontar quais impactos devem ser observados pela re.green.

    

    Em 2023, foram iniciados experimentos com biocarvão. O estudo busca avaliar o efeito do uso do insumo no substrato utilizado para desenvolvimento de mudas florestais. No total, serão avaliadas 4.500 mudas de 6 espécies nativas da Mata Atlântica. Espera-se que o biocarvão aumente a qualidade do substrato enquanto reduz os custos de produção das mudas.

      SAIBA MAIS SOBRE A PARCERIA ENTRE IIS E RE.GREEN

      IIS e parceiros realizam workshop para debater o acesso de pequenos e médios produtores rurais ao mercado de carbono

      IIS e parceiros realizam workshop para debater o acesso de pequenos e médios produtores rurais ao mercado de carbono

      Paulo Branco, vice-diretor do IIS, profere palestra durante o evento. Foto: Ricardo Matsukawa.

      O workshop foi promovido pelo IIS em parceria com a Salesforce, Tropical Forest Alliance (TFA) e AYA Earth Partners, no dia 21 de junho em São Paulo. Estiveram presentes representantes do poder público e de empresas, financiadores e profissionais de organizações da sociedade civil para debater o tema.

      

      No evento, foi lançada uma Coalização Público-Privada para aproximar e engajar atores de diferentes setores no fomento a políticas públicas e estratégias que favoreçam o acesso de pequenos e médios proprietários rurais ao mercado de carbono brasileiro.

      

      As soluções propostas vão integrar um documento de recomendações para ações subnacionais que facilitem o acesso ao mercado de carbono nacional.

      O encontro contou com transmissão on-line. Assista à sua gravação!

        IIS na mídia

        Áreas da Amazônia e do Cerrado entre as prioritárias para restaurar ecossistemas

        O que mais estimula a ser sustentável: resultado econômico ou preocupação ambiental? Estudo responde

        Cientistas, empresas e voluntários se unem para ‘costurar retalhos’ da Mata Atlântica

        Biocarvão: solução menos impactante para a agropecuária

        Siga o IIS nas redes sociais ou entre em contato pelos canais abaixo:

        Copyright © 2021. Instituto Internacional para Sustentabilidade. Todos os direitos reservados.


        Nosso e-mail é:
        [email protected]

        Se você não quiser receber mais estes emails, clique aqui.