͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
PEV
Image description

BOAS FESTAS!!!



Votos para 2023? 

Construir a Paz!

Dar a volta às alterações climáticas,

com políticas públicas que

valorizam a tua saúde,

a saúde do planeta

e o teu direito à mobilidade.

osverdes.pt
gif-c1-dnkozd-imagens-dos-40-anos-2022-12-29-135302

Comemorações do 40.º aniversário do Partido Ecologista Os Verdes | Realizou-se no passado dia 17 de dezembro, na sede de Lisboa, as comemorações do 40.º aniversário do PEV, cuja abertura foi marcada por um momento musical, e que contou com intervenções de Manuela Cunha, dirigente nacional do PEV, e de Filipe Lavrador, membro da Ecolojovem.



Na sede de Lisboa foram inauguradas duas exposições, uma dedicada a iniciativas e lutas ecologistas, e outra relativa à campanha SOS Natureza.



Fundado em 1982, Os Verdes nasceram da necessidade de agir pela paz, contra o nuclear, pela salvaguarda dos ecossistemas e da biodiversidade, a justiça social, pelos direitos humanos, pela igualdade, pela proteção dos seres vivos e pela ecologia, tendo por base uma ideologia de transformação da sociedade e como propósito o desenvolvimento ambientalmente sustentável.



40 anos de Ação Ecologista, Os Verdes fazem Falta!

Ver comunicado
Image description

Comemorações do 40.º aniversário do PEV | Intervenção de Manuela Cunha

5 pilares fundamentais que marcam a diferença do Projeto Ecologista:



#1 Durante estes 40 anos, Os Verdes, não agiram em função, nem na dependência das cadeirinhas ou cadeirões do Poder! Não fomos atrás de modas fáceis (poluidor pagador/ taxas e taxinhas ou proibitivismos sem alternativas), ou de protagonismos pessoais! Fomos sempre um partido independente dos interesses económicos e dos lobbies.



#2 Em 1982, quando surgimos, fizemos a diferença! Diferença que preservamos ao longo destes 40 anos! Fomos um partido vanguardista!



#3 O PEV foi nestes 40 anos um promotor de esclarecimento e educação ambiental, contribuindo muito ativamente para o crescimento da consciência ecologista em Portugal.



#4 Os Verdes foram atores de mudança, obrigando o poder a agir e contribuímos para um país melhor e ambientalmente mais defendido.



#5 Nestes 40 anos O Partido Ecologista Os Verdes agiu com e para as populações!

Ver intervenção
Image description

Comemorações do 40.º aniversário do PEV | Intervenção de Filipe Lavrador (Ecolojovem). "Falar de ambiente é cada vez mais marcar uma posição. Longe de quaisquer modas ou causas, falar de ambiente começa por desconstruir uma ideia. A de ambiente. Ambiente, é bastante mais do que as montanhas e os rios limpos, as ruas das cidades bem cuidadas, árvores em todos os bairros, pássaros que cantam livres, não abusar do avião e evitar o plástico.

O ambiente é o espaço onde habitamos, onde nos formamos, onde trabalhamos, onde avançamos, onde exprimimos e criamos cultura. Temos de o manter digno! É a nossa primeira ferramenta, construída com todas as imagens e representações que nos dão condições para seguir vivendo e deixar esta ferramenta em bom estado, para que os próximos vivam ainda melhor. Com alegria, paz, liberdade, saúde."

Ver intervenção
Image description

Combate e mitigação da poluição atmosférica | Recomendações e propostas de Os Verdes aprovadas na Assembleia Municipal de Lisboa:

- [Medidas para a valorização e preservação das árvores na cidade] Pela valorização e preservação de todo o património arbóreo existente, o Parque Florestal de Monsanto e os jardins e matas da cidade;

- [Mais Árvores no combate às Ondas de Calor] Pelo aumento da plantação de árvores nos arruamentos e artérias da cidade, em especial nas áreas de ilhas de calor urbano;

- [Revisão do Regulamento Municipal do Arvoredo] Os Verdes recomendam à CM de Lisboa a Revisão Regulamento Municipal do Arvoredo tendo em consideração os contributos da audição pública, com vista a um regulamento mais eficaz e ajustado à realidade e aos desafios ambientais;

- [Pela melhoria da qualidade do ar em Lisboa]  Promoção da utilização do transporte público, bem como o uso e divulgação de modos de mobilidade suave: da frota municipal, veículos mais limpos e eficientes;

- [Aeroporto da Portela] Pelo fim dos impactes negativos para o ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida das populações;

- [Qualidade do ar nas escolas] Os Verdes propõem estudo sobre a qualidade do ar interior em todos os estabelecimentos de ensino sob responsabilidade da autarquia e informação aos munícipes e a divulgação dos respectivos dados. PEV quer a implementação com a maior urgência possível das medidas necessárias no sentido de garantir uma boa qualidade do ar nas escolas.

Ver mais
Image description

Evitar a utilização de pesticidas e herbicidas (U.F. São Lázaro e São João Souto - Braga) | Filipe Gomes eleito de Os Verdes, na Assembleia de Freguesia da UF de São Lázaro e São João do Soutos, pelas listas da CDU, propôs, tendo em conta a pretensão da Freguesia em se candidatar a Ecofreguesia, a integração de soluções concretas para evitar a utilização de pesticidas e herbicidas, em particular glifosato, nas ações de limpeza de bermas e passeios.

Ver mais
Image description

Jardins Verticais em Muros de Sustentação - Penha de França (Lisboa) | Ana Calado eleita de Os Verdes, na Assembleia de Freguesia de Penha de França, pelas listas da CDU,  apresentou a Recomendação - Jardins Verticais em Muros de Sustentação (aprovada) para que a junta de freguesia estude e implemente:



-  Com a CML e/ou com as entidades que considerar relevantes, a criação de jardins verticais nos muros de sustentação (e outros) existentes no Bairro do Vale de Santo António, de forma que os moradores do bairro possam abrir as suas janelas e ver mais do que betão armado; -  Um plano de acção ao nível da Freguesia da Penha de França, com a CML e/ou com as entidades que considerar relevantes, que identifique as necessidades e possibilidades de intervenção nesta área. 



As cidades sustentáveis têm como objectivo aliar benefícios socio-económicos às preocupações relativas com o meio ambiente e energia, numa perspectiva de continuidade e manutenção de recursos naturais para as gerações futuras. Tendo em conta a importância deste tema, o aumento da qualidade de vida ao nível económico, social e até de saúde, deve ser contemplado nas políticas públicas. Uma das ferramentas que pode ser utilizada na construção de uma cidade mais sustentável, é a utilização de Jardins Verticais.

Ver mais
Image description

Reposição de Freguesias em Sintra |  Rogério Cassona, eleito de Os Verdes nas listas da CDU, na AM de Sintra referiu neste órgão no passado dia 15 de dezembro que com a apresentação destas propostas de reposição (em apreciação na AMS) "procura-se fazer efetivamente justiça e dá-se continuidade aos processos que, com a nossa aprovação (CDU), prosseguirão agora para a Assembleia da República, conduzindo, certamente, à consagração do pleno direito destas freguesias à sua ambicionada autonomia administrativa.

A anterior aprovação destas propostas nas respetivas Assembleias de Freguesia, por unanimidade e por aclamação no caso de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar e por maioria no caso de S. João das Lampas e Terrugem e também no caso de Queluz e Belas, constituiu efetivamente um marco histórico para estas populações de Sintra.

Esta é, portanto, uma oportunidade, única, diga-se, de também nós, eleitos pelos munícipes sintrenses, podermos, com o nosso favorável, repormos a devida justiça que estas populações merecem e a que têm pleno direito! "

Ler mais
Image description

COP 15 - Conferência da Biodiversidade | Os Verdes consideram que foi dado um passo positivo com a aprovação de um acordo em relação à preservação e ao restauro da Biodiversidade, na COP15 que terminou no passado dia 19, em Montreal. No entanto, não nos juntaremos aos foguetes lançados pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, e pelo Secretário de Estado da Natureza, João Paulo Catarino, sobre o caráter “histórico” deste acordo. Esta posição do PEV não advém de um qualquer ceticismo ecologista crónico e abstrato, mas sim da ponderação de factos concretos:



Este acordo foca-se muito no alargamento das áreas protegidas até 30% da superfície do Planeta, o que é positivo, mas fica muito aquém da aprovação de medidas concretas, necessárias e urgentes que permitam a articulação da preservação das áreas classificadas com toda a superfície do Planeta, sendo esta uma questão crucial para preservar a biodiversidade e repor o equilíbrio ecológico. O documento global ficou muito fragilizado com a rejeição de documentos que visavam este objetivo, nomeadamente no que se relaciona com as medidas sobre o uso dos agrotóxicos ou do impacto das alterações climáticas sobre a biodiversidade:



Sendo este Acordo um primeiro passo, resta agora uma longa marcha pela frente, na qual, estamos convictos, não faltarão os obstáculos para impedir a sua plena concretização até 2030. O mais fácil é estabelecer metas, mas a história tem demonstrado que a vontade política para a sua concretização é nula, o que ficou plenamente provado pelo não cumprimento das metas e objetivos do acordo anterior;



Por outro lado, o PEV considera que a parte dos meios mobilizados (30%) destinada aos países mais vulneráveis, é francamente parca, uma vez que estes países são não só um “banco” de biodiversidade, mas também dos mais atingidos pelos efeitos da sua perda. Acresce ainda que não é um bom pronúncio o facto desta verba passar pelo Banco Mundial.

Ler comunicado
Image description

Conselho Nacional do Partido Ecologista Os Verdes | No passado dia 17 de dezembro, da parte da manhã, o PEV reuniu em Lisboa, o seu Conselho Nacional, no dia em que Os Verdes festejaram os seus 40 anos de lutas ecologistas, ao serviço da promoção da qualidade de vida, da sustentabilidade do desenvolvimento e da salvaguarda do equilíbrio ecológico do Planeta.



Dos assuntos abordados no Conselho Nacional, destacaram-se as cheias e inundações, a farsa do “Simplex” ambiental, a destruição do ICNF e a ameaça da revisão constitucional.

Ler comunicado
Image description

Reposição de Freguesias em Vila Franca de Xira | Dulce Arrojado, eleita de Os Verdes nas listas da CDU, na AM de Vila Franca de Xira referiu que "é mais do que evidente que não foram os aspetos de natureza económica que motivaram a extinção de freguesias, dado o seu diminuto peso no Orçamento do Estado.



Os eleitos locais dão voz aos anseios e às reivindicações das populações. E é exatamente esta realidade que os sucessivos Governos quiseram liquidar. 

Ver mais
Image description

Eliminação da Violência Contra as Mulheres | Sónia Tchissole membro do Partido Ecologista Os Verdes e eleita da CDU na Assembleia Municipal de Almada, apresentou na sessão da AM do passado dia 14 de dezembro, a moção/deliberação da CDU a propósito do Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres.



O Grupo Municipal da CDU propôs à AM de Almada que exorte os órgãos de soberania a tomar medidas concretas e urgentes de prevenção e combate às múltiplas formas de violência contra as mulheres.

Ver intervenção
Consulta as redes sociais do PEV para acompanhares as iniciativas
Direito de Antena do PEV
gif-c2-dnkozd-tempo-de-antena-do-p-2022-12-15-120520
Assiste às últimas Conversas Ecologistas realizadas
Ensino Superior Acessível a Todos?Novo AeroportoSolo e a Sua Conservação

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  910836123 | 

[email protected] | [email protected]



Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Cancelar subscrição.
Sender.net