͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
PEV
Image description

Os Verdes reuniram com o PCP O Partido Ecologista Os Verdes recebeu na sua sede em Lisboa uma delegação do Partido Comunista Português, incluindo o seu novo Secretário Geral Paulo Raimundo, para apresentação de cumprimentos e das conclusões da Conferência Nacional do PCP ocorrida em novembro. Foi feita uma análise da conjuntura política nacional e internacional, salientadas as preocupações emergentes e da importância de convergências.

Ver mais
Image description

Parque Nacional Peneda-Gerês  | Os Verdes reuniram na Junta de Freguesia de Entre Ambos-Os-Rios, em Ponte da Barca, com os representantes do Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Entre Ambos-os-Rios e do Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Lindoso e com o eleito da CDU, Afonso Gonçalves, na Assembleia Municipal de Ponte da Barca.



O Partido Ecologista Os Verdes reafirma que as opções que o Governo tem tomado em relação à Conservação da Natureza e em particular às Áreas Protegidas que não irão ajudar a minimizar este flagelo, pelo contrário irão contribuir para o seu agravamento, como tem acontecido através da municipalização das Áreas Protegidas com os processos de Co-gestão, uma decisão face à qual nos opomos, lutando pela reversão deste processo.

Ver mais
Image description

Dar a palavra à ecologia - "Há mar e mar! Estão as políticas públicas a afundar?" | No artigo Vera Correia dirigente de Os Verdes destaca três áreas prioritárias na concretização de políticas: a erradicação de plásticos do mar, a redução efetiva do consumo de plásticos de uso único; e, o alargamento das áreas marinhas protegidas e a garantia de salvaguarda dos recursos marinhos face a projetos e investimentos emergentes. 

Ler artigo
Image description

Jacinto-de-água - crime ambiental no rio Cávado (Barcelos) | A campanha SOS Natureza esteve em Barcelos, no dia 26 de novembro, para atribuir uma Bandeira Negra ao crime ambiental que está patente no Rio Cávado, pela cobertura quase total do leito por jacinto-de-água verificada in loco nas últimas semanas, e que o aumento do caudal do rio devido às chuvas intensas arrastou para jusante. As plantas invasoras são causadoras da destruição e do desaparecimento de biodiversidade e de ecossistemas. 



Na reunião realizada com a  BARCA - Associação Amigos do Cávado, Os Verdes reafirmaram que é absolutamente imprescindível que Governo apoie o município na resposta às preocupações da população e das associações ambientais locais, relativamente a este grave problema ambiental, a invasão de jacinto-de-água, garantindo um plano de combate às plantas invasoras, financiado a longo prazo, em conjunto com o ICNF para que seja salvaguardada a qualidade da água, a biodiversidade local e para que o Rio Cávado continue a ser um local seguro para o usufruto da população.

Ver mais
Image description

Setúbal - Campanha SOS Natureza | Os Verdes assinalaram no dia 26 de novembro 3 pontos negros em Setúbal. No Parque de Merendas da Comenda, o PEV alertou mais uma vez para o encerramento indevido deste Parque, que sempre foi pertença de toda a população. 



A entidade sem rosto que gere a Herdade da Comenda, tem igualmente vedado o acesso a trilhos milenares na Arrábida e colocado vedações que colocam em risco a fauna do Parque Natural da Arrábida. Outro dos pontos negros assinalados pelo PEV foi a recente decisão do Conselho de Ministros que visa a extinção dos serviços regionais de Conservação da Natureza e a sua integração nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR’s). 



Medida que irá desafectar meios de proximidade de gestão do nosso património natural deixando-o mais vulnerável às ameaças como: destruição, privatização de caminhos e espaços naturais, alterações do solo, culturas intensivas, menos vigilância e estudos de acompanhamento. Junto à sede do ICNF em Setúbal, Os Verdes assinalaram com uma bandeira negra esta situação, assim como a escandalosa falta de vigilantes da natureza.

Ver mais
Image description

Área Urbanas de Génese Ilegal (Lisboa) | O Grupo Municipal de Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa questionou a Câmara Municipal a razão de se continuar a arrastar no tempo este problema das Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI), que para os moradores e as associações locais é verdadeiramente incompreensível. Mais de duas décadas depois, apenas cerca de 27,5% dos loteamentos se encontram em processo de legalização. 



Pela Lei n.º 91/95, as Câmaras Municipais ficaram obrigadas a delimitar o perímetro e a fixar a modalidade de reconversão das AUGI existentes na área do seu município no prazo de 180 dias após a entrada em vigor da referida lei, e que, mesmo que em áreas de loteamento e construção ilegais, teriam de ser objecto de estudo com vista à sua reafectação ao uso previsto nos planos municipais.

Ver mais
Image description

Rio Alcabrichel (Porto Novo - Torres Vedras) | Os Verdes promoveram mais uma ação no âmbito da campanha SOS NATUREZA na foz do rio Alcabrichel, na praia do Porto Novo, em Torres Vedras. Na iniciativa ecologista que contou a presença de eleitos locais da CDU e dirigentes e ativistas do PEV foram assinalados, com a colocação de uma bandeira negra, os atentados ambientais e de saúde pública aos quais se tem sujeitado este curso de água. 



Várias têm sido as denúncias, ao longo dos anos, sobre a existência de poluição nas linhas de água das ribeiras do Oeste, em particular denúncias de descargas poluentes associadas à atividade agropecuária e também à própria atividade de tratamento de águas residuais de forma ineficiente. 



A par das questões de assoreamento que afetam as linhas de água, foi possível constatar nesta visita os riscos de derrocada nas arribas, a poluição que se verifica no areal e estado de degradação junto de aéreas de acesso. Tal como os Verdes têm vindo a reivindicar, a fiscalização e monitorização ambiental dos cursos de água é essencial. A solução passa por mais investimento público, em defesa dos rios, da conservação da natureza e da qualidade de vida das populações.

Ver mais
Image description

Orçamento do Estado para 2023 não responde à injusta repartição da riqueza no país | O Orçamento do Estado para 2023, aprovado em votação final global, não responde a problemas emergentes do país e agrava mesmo alguns de uma forma inaceitável. O país precisava de um Orçamento do Estado que fosse um instrumento de correção de injustiças gritantes, mas, na verdade, o que o Governo faz, com a maioria absoluta do PS e a ajuda do Livre e do PAN, é agravar essas injustiças.

Ler comunicado
Image description

Eliminação da Violência contra as Mulheres | No passado dia 25 de Novembro, assinalou-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A violência baseada no género continua a ser uma ameaça real para mulheres e jovens. Os Verdes estão comprometidos com a defesa dos direitos das mulheres, e exigem políticas públicas eficazes para prevenir a violência, proteger as vítimas e qualificar os profissionais nos diversos setores para intervir sobre as diferentes formas de violência. 



Exigir uma vida digna e segura para as mulheres significa pugnar por opções políticas que garantam estabilidade socioeconómica, a valorização profissional, a inclusão e a participação democrática das mulheres nas diferentes esferas. É, assim, fundamental haver um esforço e uma intervenção nacional e local pela defesa de melhores condições de vida, pelos direitos humanos e pelo fim de todas as formas de exploração e de violência na sociedade

Ler mais
Image description

Parque Natural de Montesinho | Os Verdes no âmbito da Campanha SOS Natureza atribuíram uma Bandeira Negra ao fenómeno de assoreamento a que se assiste, há mais de uma década nos cursos de água a jusante das minas de Portelo, em Bragança – cuja solução tem sido protelada pelos sucessivos governos – e que afeta gravemente as ribeiras e os ecossistemas nas aldeias de Aveleda e Portelo.

Ler comunicado
Image description

Ensino Superior, acessível a todos? | No dia 23 de novembro Os Verdes realizaram uma conversa ecologista "Ensino Superior Acessível a Todos?" onde foram abordadas e refletidas as dificuldades sentidas pelos alunos do ensino superior, nomeadamente associadas às propinas elevadas, aos custos com o alojamento ou aos reduzidos apoios sociais que impedem o acesso e continuidade dos alunos no ensino superior. Esta conversa contou com Daniela Marques, Estudante da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Margarida Mendes da JCP (Coimbra) e Marta Parente, da Ecolojovem Os Verdes.

Ver conversa
Image description

Rio Angueira (Bragança) - Ponto Negro | O rio Angueira é conhecido como um dos rios com uma fauna e flora muito rica, que é preciso proteger. Não é concebível que se continue a assistir a descargas para o rio e que, apesar de ser possível identificar os pontos de poluição de águas não tratadas, não se intervir para os impedir. Este rio pertence a uma área classificada Rede Natura 2000 e também por essa razão Os Verdes chamam a atenção para este problema, exigindo que se classifiquem algumas das espécies mais conhecidas como o Lagostim de “pata branca”, cuja população tem vindo, nos últimos anos, a diminuir e corre o risco de extinção. 



O Partido Ecologista Os Verdes entende que é urgente a despoluição do Rio de Angueira, investindo em equipamentos que permitam um tratamento adequado das águas residuais que lhe são dirigidas, a par da necessária requalificação do Açude de Pena Menina, como foi anunciado em setembro deste ano. Só desta forma será possível garantir que, em tempo de escassez de água, as populações tenham acesso a massas de água de qualidade para consumo e para a agricultura. Nesta iniciativa estiveram presentes Mariana Silva da Comissão Executiva do PEV, Fernando Sá do Conselho Nacional do PEV e Américo Guedes da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural.

Ver mais
Image description

Floresta Autóctone  | No Dia da Floresta Autóctone Os Verdes reafirmam a necessidade de defender e valorizar as espécies endógenas essenciais para garantir a nossa sustentabilidade ambiental, salvaguardando a biodiversidade, o património genético vegetal, as potencialidades económicas do espaço rural e a nossa identidade cultural e paisagística.

Ver comunicado
Image description

Dar a palavra à ecologia - Ações pelo clima os desaires das COP'S e as propostas de Os Verdes | O Planeta vai nu e até o Secretário Geral das Nações Unidas consegue ver isso, ainda que se inspire em AC/DC, já os conselheiros do Planeta (a maioria dos governantes e decisores) continuam a não querer ver e continuam a dar ouvidos aos alfaiates e modistas deste planeta (os lobbies e mercadores do petróleo), alimentando este traje invisível que é a COP.



Finda a COP 27 o seu resultado mantém a tendência da falta de vontade em agir para reduzir de facto as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), mesmo quando o relatório das Nações Unidas evidencia que o atual rumo de consumo conduzirá a uma subida da temperatura média da ordem dos 2,8ºC até ao final deste século.



Travar e inverter o perigoso caminho das alterações climáticas exige medidas concretas e consequentes. Medidas que efetivamente promovam a redução do desperdício energético e aumentem a eficiência, nomeadamente ao nível do consumo de energia primária de origem fóssil: tais como o aumento da oferta de transportes coletivos, o aumento da rede ferroviária nacional, assim como transporte metropolitano em carril. Só assim se conseguirá incentivar a redução da utilização do meio de transporte individual e os seus efeitos no clima.

Ver artigo
Image description

Poluição dos recursos hídricos no distrito de Viseu | Os Verdes no dia 19 de novembro assinalaram em Santa Comba Dão mais uma bandeira negra no país: a poluição da água no Distrito de Viseu, em particular nos rios Dão e Mondego, que afeta a biodiversidade, a preservação da Natureza bem como a saúde e qualidade de vida da população.



Esta Ação Ecologista contou com ativistas, dirigentes de Os Verdes e Mariana Silva que na sua intervenção na Assembleia da República como deputada do PEV, acompanhou as questões da água, tendo inclusive apresentado e discutido o Projeto de Resolução do PEV que "Recomenda ao Governo a implementação de medidas para a recuperação ambiental e despoluição da sub-bacia hidrográfica do rio Dão" que esteve na origem da resolução da Assembleia da República 183/2021.

Ver mais
Image description

Caminhada Interpretativa pelo percurso da Água (Coimbra) | No dia 19 de novembro Os Verdes realizaram em Coimbra uma caminhada interpretativa pelo percurso da água, com uma visita aos locais percorridos pela água da Alta até ao Rio Mondego. Dirigentes nacionais, ativistas e amigos do Partido Ecologista Os Verdes relembraram a importância da água para os seres humanos, na natureza e na vida do Planeta, um recurso essencial à vida que deve ser preservado e acessível a todos em perfeita salubridade.



Neste dia que se celebrou o Dia Internacional do Saneamento, Os Verdes alertaram para a necessidade de agir a montante no que respeita as origens de poluição dos recursos hídricos, com vista a implementar medida preventivas, a adaptar os sistemas de tratamento de águas residuais, a proceder à necessária monitorização e a fiscalização dos nossos rios e ribeiros, sendo para tal imprescindível o reforço de meios técnicos e humanos.

Ver mais
Image description

Abate de centenas de sobreiros em REN para colocar painéis solares  (Famalicão) | Uma comitiva do Partido Ecologista Os Verdes composta por Ana Sofia Cabeleira membro da Comissão Executiva e pelos membros do Conselho Nacional Fernando Sá e Júlio Sá visitaram a convite da Associação Famalicão em Transição Monte do Facho / Monte Santa Catarina em Vila Nova de Famalicão para constatar o recente crime ambiental que teve lugar naquele local. Foram cortados, em Reserva Ecológica Nacional, centenas de Sobreiros, uma espécie que em 2011 foi consagrada a Árvore Nacional de Portugal, precisamente pelo seu valor económico, social e ambiental. 



Este desmatamento, que aconteceu em nome da instalação de uma central fotovoltaica no local, ocorreu numa área ecológica sensível tendo em vista a floresta de sobreiros, as cabeceiras das linhas de água e áreas com risco de erosão. Os Verdes vão continuar a lutar para que se reforce o investimento nas estruturas do Ministério do Ambiente para que possa ser feita a fiscalização e monitorização das áreas protegidas e classificadas, os investimentos emergentes que pretendem responder à exigência energética, à transição verde e à mitigação e adaptação climática tem que ser a solução e não parte do problema.

Ver mais
Image description

Os Verdes atribuem Bandeira Negra à COP27 |  Numa ação simbólica, no coração de Lisboa, Os Verdes atribuem Bandeira Negra à COP27 pela falta de ações consequentes dos países para efetivamente combater e mitigar as alterações climáticas, que são, sem dúvida, uma das principais causas de perda de biodiversidade do Planeta. 



Os Verdes exigem: Travar o poder e ingerência das grandes corporações, multinacionais e grupos económicos nas políticas climáticas e tomadas de decisão; Medidas concretas para reduzir o desperdício energético e aumentar a eficiência; Incentivos à redução da utilização do automóvel; Mais transportes coletivos públicos e ampliar a rede ferroviária nacional; Apoios efetivos à produção agroalimentar local e menos intensiva; A redução do transporte de mercadorias de longa distância e o desperdício alimentar; O aumento das manchas florestais autóctones e biodiversas; Regenerar e proteger os ecossistemas marinhos, principal sumidouro de carbono e produtor de oxigénio do Planeta.

Ver mais
Image description

Bandeira Negra no rio Pelhe | Os Verdes realizaram em Vila Nova de Famalicão, uma ação em defesa do rio Pelhe inserida na campanha SOS Natureza que visa alertar para o estado de degradação dos ecossistemas e reivindicar medidas de conservação da Natureza e da Biodiversidade. As diversas denúncias sobre a falta de qualidade da água do Rio Pelhe são frequentes. A cor da água, o cheiro nauseabundo, o lixo nas margens, a ausência de biodiversidade são indicadores claros e preocupantes de que não existem medidas objectivas para a proteção e conservação do rio famalicense.



O PEV atribui uma Bandeira Negra à Poluição no Rio Pelhe e relembra que é urgente: Recuperar e proteger o Rio Pelhe, visto que, melhorar a qualidade da água é contribuir para a proteção das espécies ribeirinhas, para a recriação de habitats e ecossistemas; Renaturalizar as margens do Rio Pelhe; Controlar as espécies invasoras; Aumentar a disponibilidade de espaços verdes ao longo do Rio Pelhe; Projetar a criação de um corredor verde até Lousado; Reforçar a fiscalização das linhas de água do concelho.

Ver mais
Image description

ICNF em risco de extinção | É lamentável que o Comunicado do Conselho de Ministros, divulgado ontem, não tenha sido mais esclarecedor e transparente sobre a Resolução aprovada relativa à “Reorganização Administrativa dos Serviços Periféricos da Administração Central”, deixando esta “Reorganização”, que afeta também outras áreas (economia, cultura, educação, formação profissional, saúde, as infraestruturas e o ordenamento do território e a agricultura) envolta num manto obscuro. Este comunicado diz ainda menos do que as declarações proferidas pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no dia anterior, no final da reunião do Conselho de Concertação Territorial.

Ver mais
Image description

Atentado paisagístico no Rio Seia (Oliveira do Hospital)  | O Partido Ecologista Os Verdes, tendo em conta o atentado paisagístico com a requalificação da zona de Lazer do Açude da Ribeira no rio Seia (Ervedal da Beira - Oliveira do Hospital) que se localiza em plena Rede Natura 2000 e financiada pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, solicitou ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática vários esclarecimentos, nomeadamente sobre a autorização e/ou licenciamento concedido para a execução da respetiva obra, na qual foram colocados vários pilares em betão armado com dimensão considerável, nas margens, do rio Seia para suportar passadiços serpenteados em ferro, ficando a perceção de uma “montanha russa” colocada por cima do rio, adulterando a beleza natural e paisagística.

Ler carta aberta

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  910836123 | 

[email protected] | [email protected]



Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Cancelar subscrição.
Sender.net