‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 
Este email não está aparecendo corretamente? Abra-o no seu navegador.
Facebook icon
Twitter icon
Instagram icon
Image description

Informativo 280

20 de JANEIRO de 2021

Image description

Chuvas de verão colocam milhões de brasileiros em risco

Quatro em cada 100 pessoas no país vivem em áreas suscetíveis a deslizamentos, inundações e enxurradas. Chuvas fortes já castigaram Bahia e Minas Gerais e poderão causar mais estragos no Norte e Nordeste neste verão.

Image description

Quem vai pagar pelos danos causados pelas mudanças climáticas?

Em setembro de 2017, John Mussington foi forçado a sair de casa e deixar seus animais para trás quando a pequena ilha caribenha de Barbuda foi atingida pelo furacão Irma, com ventos de 300 km/h.

Image description

Onda de calor na América do Sul pode elevar temperaturas a quase 50 graus

Uma onda de calor intensa atinge a região central da América do Sul nesta semana e pode fazer com que cidades na Argentina, Uruguai e Paraguai registrem temperaturas recordes, próximas dos 50ºC. Causado por uma massa de ar quente e seca, o fenômeno repercute também no sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem chegar a 40ºC.

Image description

Rio Grande do Sul entre extremos: Incêndios e tempestades

Uma estiagem prolongada junto a uma onda de calor histórica triplicou o número de focos de incêndio no Estado, enquanto tempestades localizadas nos últimos dias causaram estragos amplos e deixaram municípios em estado de emergência.

Image description

São Paulo bate recorde de calor pelo segundo dia consecutivo

Pelo segundo dia consecutivo, São Paulo registra recorde de calor para o ano de 2022 e para o verão, que começou no dia 21/12/2021. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,7°C de temperatura às 15 horas, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. Esta é agora a maior temperatura em 2022 na capital paulista, até o momento. O recorde anterior era de 33,4°C registrados ontem, 18 de janeiro. É maior temperatura desde o dia 12/12/2021, quando o termômetro do Mirante também marcou 33,7°C

Image description

Explosão no número de raios no Polo Norte é sinal de aceleração do aquecimento global

Nunca houve tantos raios na região do Polo Norte como em 2021. Foram mais de 7 mil relâmpagos registrados no Ártico no ano passado, um número assustador para uma área que até recentemente quase não tinha essas descargas elétricas. Para os cientistas, este é um dos sinais mais reveladores do aquecimento global.

CLIMA TUBE
Image description

Como as mudanças climáticas afetam os animais? Futurando (14/01/22)

APRENDENDO COM O CLIMA
Image description

OMM confirma 2021 entre os sete anos mais quentes da história

Image description
Image description
Facebook icon
Twitter icon
Instagram icon
Se você não quiser receber mais estes emails, clique aqui.