͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Image description

16.ª Convenção do Partido Ecologista Os Verdes | A Convenção do PEV, em Setúbal a 16 e 17 de novembro de 2024, será um momento alto da Ecologia política no nosso país. A situação Eco-política global e nacional encorajam a afirmação de políticas pacifistas, comprometidas com a defesa da liberdade, dos direitos sociais e ambientais.


A degradação preocupante dos nossos recursos naturais, a mercantilização do ambiente e o enraizamento de um "Greenwashing" cada vez mais agressivo requerem uma ação consequente e uma mobilização de todos nós Ecologistas. 

Reserva já estas datas!!
Image description

Caminhada do PEV no Parque Natural do Alvão | No dia 28 de julho celebra-se o dia Nacional da Conservação da Natureza e Os Verdes consideram que há que alertar para a degradação e mesmo a extinção de habitats. Com esse objetivo, o PEV promove no Parque Natural do Alvão, uma caminhada, para consciencializar os participantes para os crescentes desequilíbrios dos ecossistemas.

O PEV apela à participação, dia 27 de Julho, sábado, às 10h, em Lamas de Olo, em Vila Real, na caminhada que terminará num alegre convívio de partilha de experiências e de conhecimento.

Ver mais
Image description

Visita ao Pátio das Barracas, em Campo de Ourique (Lisboa) | O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes, no passado dia 11 de julho, voltou a visitar o Pátio das Barracas na freguesia de Campo de Ourique, tendo visitado também várias vilas e pátios ao longo da Rua Maria Pia. 



Durante esta visita, o PEV conversou com os moradores no sentido de se inteirar sobre os problemas existentes e a possibilidade de melhorar as condições de habitabilidade, de espaço público, estacionamento, mobilidade, entre outros aspetos. O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes vai continuar a acompanhar de perto estes problemas e levará estas questões à Assembleia Municipal de Lisboa, através de várias iniciativas, no sentido de obter mais esclarecimentos por parte da autarquia e com o objetivo da sua resolução.

Ver mais
Image description

Das palavras às opções vai um longo caminho para a sustentabilidade | Recentemente, a 4 de julho, a Ministra do Ambiente e Energia, afirmava no seu artigo de opinião: “tive o privilégio de em nome do Governo português votar a favor da Lei do Restauro da Natureza... com esta lei damos início a um novo ciclo." Estas são as declarações. Descobre as opções ao clicares na imagem. 

Ver mais
Image description

A quem servem os rankings escolares? | No artigo de opinião, Dar a Palavra à Ecologia, Mariana Silva, membro da Comissão Executiva do PEV, abordou ranking das escolas que foi recentemente divulgado: "saiu mais uma lista de escolas, das melhores escolas (seja lá o que isso for) às piores (sem que lhes perguntem o que precisam para que os seus alunos tenham melhor aproveitamento escolar). Porque, supostamente, é o aproveitamento escolar dos alunos que está em causa, sem que se faça a avaliação de todos os requisitos necessários para que esse aproveitamento tenha lugar. Estamos perante uma avaliação focada em números, que é cega para as condições em que os alunos estudam."

Ver artigo
Image description

Aprovadas recomendações do PEV para combater a violência e a solidão das pessoas idosas | No passado dia 09 de julho, foram aprovadas duas recomendações de Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa no âmbito da convivência de animais de companhia e idosos no combate à solidão e outra quanto à prevenção da violência contra as pessoas idosas.



No que concerne à primeira a Assembleia Municipal deliberou recomendar à Câmara Municipal que avalie as vantagens da convivência entre animais de companhia e idosos no combate à solidão na cidade de Lisboa, que reforce as condições de funcionamento da Casa dos Animais de Lisboa, com os meios e recursos adequados. Recomendou ainda eventuais acordos de cooperação com escolas de cães-guia que permitam proporcionar apoios a cegos e amblíopes e medidas que viabilizem uma adoção consciente, nomeadamente por parte de idosos ou pessoas por algum motivo isoladas, como apoio ao combate à solidão.


Relativamente à segunda Os Verdes fizeram aprovar a recomendação sobre o Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas que delibera recomendar à Câmara Municipal que reconheça os contributos da Pessoa Idosa para o desenvolvimento e consolidação das relações etárias em sociedade e a contínua preservação do conhecimento, que estabeleça parcerias com vista a desenvolver medidas efetivas de combate ao isolamento e à violência sobre este grupo etário, que salvaguarde o bem-estar e as condições de vida dos seniores, incluindo as dimensões económicas, sociais e culturais, integrando-as no Projeto de Regulamento do Conselho Municipal para a Pessoa Idosa. Por fim, recomenda-se ainda ao executivo municipal que preveja programas de intervenção e adaptação das habitações, de acordo com as necessidades dos seniores, promovendo a manutenção das pessoas no seu domicílio, como previsto no Plano de Ação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza para 2022-2025.

Ver mais
Image description

Dia Mundial do Desarmamento | Em Portugal, o governo da AD será forte aliado da militarização sob o pretexto da complexidade estratégica da geopolítica atual, um Governo que no seu programa eleitoral se afirmava como um defensor da criação de um Conselho de Defesa e Segurança Europeu e a emissão de Defense Bonds – financiamento de investimentos no campo da defesa e segurança.


Em recentes declarações, o Ministro da Defesa Nacional, revelou o vislumbre perante o apoio comunitário para a produção de munições a nível nacional, encarando a guerra como oportunidades de negócio, tendo defendido ipsis verbis que a indústria de defesa “pode ser lucrativa”. (link na bio e nos stories).


Não haja ilusões: os caminhos com os quais estão comprometidos são os belicistas e não caminhos de paz, estabilidade e solidariedade entre os povos. Assim o é com a Palestina, na Ucrânia e com o futuro da Europa. Business as usual: Profit over People (Os negócios de sempre: quando o lucro pesa mais do que pessoas).

Ver comunicado
Image description

Paz Sim, Nato Não! | Na data em que se assinala o Dia Mundial do Desarmamento (9 de julho) tem início, em Washington, a Cimeira da NATO. Dirigentes Nacionais do Partido Ecologista Os Verdes participaram por estes dias nas manifestações convocadas pelo CPPC - Conselho Português para a Paz e Cooperação, declarando “Paz Sim, NATO Não! “, saudando a iniciativa e a sua mobilização. Apelamos ao fim da escalada armamentista, pedindo o fim à guerra, em particular ao imediato Cessar-fogo na Palestina, e subscrevemos as reivindicações do CPPC que apela à dissolução da NATO e à criação de um sistema de segurança coletivo a centenas nos princípios da Carta das Nações Unidas.


Os Verdes mantêm-se firmes na defesa de políticas para a paz, dentro e fora de portas, na canalização de investimentos para garantir a estabilidade, a cooperação, os direitos constitucionais e humanos, rejeitando por isso políticas nacionais ou europeias que sirvam interesses belicistas e uma visão de sociedade que se muna de recursos e se afirme preparada para uma guerra, incapaz de se munir de alicerces fortes para um futuro de Paz, progresso e prosperidade a que aspiramos.

Ver mais
Image description

Resultado das eleições legislativas em França | O PEV regozija-se com a forte mobilização da população em França, nomeadamente os jovens, em defesa da democracia, contra a extrema-direita, contra o racismo, a xenofobia, a homofobia, e pela defesa dos direitos das mulheres. Os Verdes valorizam ainda o forte contributo de Os Verdes franceses e ainda dos restantes partidos que compõem a Nova Frente Popular (NFP) para esta mobilização e para os resultados obtidos.

Sem dúvida que nestes resultados há também uma demonstração do descontentamento das políticas levadas a cabo pelo antigo governo de Macron. Uma luz de esperança brilhou ontem em França mas o futuro não deixará de implicar uma permanente mobilização para que na Assembleia Nacional a relação de forças penda a favor de um caminho socialmente e ambientalmente justo e da consolidação da democracia. O resultado eleitoral em França é a prova viva de que os resultados são ditados nas urnas e pela mobilização, contrariando as previsões dos comentadores e das sondagens.

Ver comunicado
Image description

Conclusões do Conselho Nacional do PEV  | O Conselho Nacional do Partido Ecologista Os Verdes, reuniu a 6 de julho de 2024, para debater e analisar a situação eco política, tendo sido dado particular destaque aos Serviços Públicos, às Eleições para o Parlamento Europeu, à Lei do Restauro da Natureza e à realização da 16ª Convenção do PEV.



Os Verdes consideram muito preocupante a continuada degradação dos serviços públicos, em geral, e em particular do SNS. À recorrente falta de médicos e de outros profissionais de saúde nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários acrescem agora os problemas nos Serviços de obstetrícia e de pediatria dos hospitais públicos, muitos deles encerrados ao fim de semana.

No que respeita aos transportes públicos, Os Verdes destacam a falta de vontade política deste Governo PSD e CDS e também de PS, em concretizar e aprovar o Plano Ferroviário Nacional, hipotecando assim a urgente requalificação e a reabilitação da nossa rede ferroviária que tem um papel determinante para o desenvolvimento do país e para a mitigação das alterações climáticas.

Os Verdes consideram muito relevante o facto de o Conselho da União Europeia ter formalmente adotado, no passado dia 17 de junho, a Lei do Restauro da Natureza que tinha sido aprovada pelo Parlamento Europeu. Apesar de algumas deficiências que apresenta, esta Lei constitui um passo importante para que se possa impulsionar medidas que Os Verdes há muito reivindicam e que são urgentes, apesar de lamentarmos que se continue a fomentar políticas de destruição da Natureza, em vez de investimento na prevenção ambiental.

Ver comunicado
Image description

Alojamento Local em Lisboa | Na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, no âmbito da apreciação do trabalho do executivo camarário entre maio e junho, a eleita do Partido Ecologista Os Verdes, Cláudia Madeira, questionou se faz sentido proibir o alojamento local no centro da cidade, onde, entre 2020 e 2023, surgiram 71 empreendimentos turísticos, dos quais 52 hotéis em zonas de contenção absoluta de alojamento local.

É inegável que Lisboa enfrenta hoje um sério e preocupante problema de habitação que, aliado a uma lei das rendas que em nada cumpre e assegura o direito constitucional à habitação, é agravado pela pressão turística, o que tem resultado na expulsão dos residentes das suas casas e da própria cidade. Situação que, no entendimento de Os Verdes, é inaceitável. Hoje em dia, viver em Lisboa tornou-se um privilégio de poucos.

Ver mais
Image description

Intervenção do PEV na Assembleia Municipal da AmadoraA Eleita Ecologista no quadro da CDU na Assembleia Municipal da Amadora, questionou o Executivo Municipal relativamente ao Direito à Saúde no município.

Ver mais
Image description

A mobilidade é um direito que urge cumprir | Neste sentido, Os Verdes defendem:  a 
ligação todas as capitais de distrito por ferrovia, criar condições para o transporte de mercadorias
assegurar o seu reforço mesmo onde já existe mas se revela insuficiente.


Cumprir este direito é, por si só, um contributo para retirar milhares de carros das estradas e para mitigar as alterações climáticas, com vista a um desenvolvimento mais equilibrado em todo o território.

Ver mais
Image description

Falta de iluminação pública na Quinta da Areia (Barreiro) | Nas sessões da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, a CDU, através do deputado José Luís Ferreira (Membro da Comissão Executiva do PEV) e do vereador Ricardo Teixeira, questionou o executivo PS sobre a falta iluminação pública há cerca dois meses na Quinta da Areia.

Desde maio que o bairro tem estado às escuras e a população sem respostas para a falta de iluminação pública - a empresa E-Redes empurra para a CMB e a CMB para a empresa. O resultado do jogo do empurra é que o problema continua sem a reparação necessária! José Luís Ferreira, deputado da CDU na AMB, colocou ainda a questão relativa à necessidade de requalificação do passeio na Quinta da Areia. O bem-estar da população de todas as zonas do concelho é o objetivo da CDU.

Ver mais
Image description

Comboio volta a sair do carris | Plano Ferroviário Nacional | A Ferrovia esteve em debate na Assembleia da República, no passado dia 03 de julho, uma discussão que esteve centrada na falta de aprovação do Plano Ferroviário Nacional (PFN). O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) lamenta que o PFN, que apenas se realizou pela persistência dos Verdes e da CDU, se encontre a marcar passo.

A locomotiva que puxou para a concretização deste importante documento para o desenvolvimento da mobilidade, com maior incidência na Ferrovia, foi a insistência do PEV (que impôs o tema nos acordos estabelecidos no novo quadro parlamentar de 2015) defendendo outra política de ferrovia para Portugal, que não passasse pelo seu abandono, mas sim pela reabertura de linhas encerradas e pela concretização de novas linhas.

Ver comunicado
Image description

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico | Este dia assinala-se anualmente a 3 de Julho e é dedicado à consciencialização sobre o problema real e bastante preocupante da poluição ambiental causada por este material. O objetivo é alertar para a produção e para o consumo excessivo de sacos de plástico e para a necessidade de alternativas para resolver este sério problema ambiental. 



Neste âmbito, na sequência da presente proposta do Governo, o Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes apresentou na Assembleia Municipal de Lisboa uma moção saudando o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, apelando ao Governo para que encete esforços junto das grandes distribuidoras para que se encontrem urgentemente alternativas de substituição dos sacos de plástico ultra leves, designadamente nos pontos de venda de pão, fruta e legumes, por outros compostos por materiais mais sustentáveis, biodegradáveis, de origem biológica e renovável, recomendando ainda ao Governo para que sejam promovidas ações de sensibilização junto dos consumidores para o uso de sacos próprios não descartáveis.

Ver moção
Image description

No Jobs for the Boys! E para as Girls? | Álvaro Saraiva, membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista Os Verdes, em artigo de opinião, no Jornal Setubalense (03/07/2024) referiu que "a mais inconsequente declaração da vida política portuguesa atingiu, há muito, a maioridade, mas nem assim os dois partidos que governam o país alternadamente há décadas a levam a sério. O seu autor, em fuga do “pântano” que ajudou a criar − embora tivesse, mais tarde, chegado bem longe − estaria, porventura, em 1995, quando proferiu a maldita frase, muito bem intencionado, mas seria, seguramente, o único no seu partido. Não só mais ninguém acreditava no que afirmou, como ninguém se empenhou em cumprir a promessa feita. 



Corria o ano de 1995 quando o novo primeiro-ministro socialista António Guterres proclamou, convicto, a frase que ainda hoje o persegue: “no jobs for the boys”, ou, em português, “não há empregos para os rapazes”, o que, popularmente, se poderia traduzir por “não há mais tachos para o pessoal do partido”. A intenção era boa. Guterres depressa percebeu que não foi ouvido.

Ainda há dias se ficou a saber que, em resultado da composição partidária das autarquias da península de Setúbal que integram a AMARSUL, o PS, hoje maioritário nestas câmaras municipais, indicou para integrar o Conselho de Administração da empresa uma militante socialista a quem não se conhecem ou reconhecem quaisquer capacidades ou experiência em matéria de gestão de empresas ou conhecimentos na área da gestão de resíduos."

Ver artigo
Image description

Intervenção do PEV na Assembleia Municipal da Amadora | Mónica Cabaça, eleita de Os Verdes, no quadro da CDU, na Assembleia Municipal da Amadora Luís Ferreira, Mónica Cabaça, na última reunião da Assembleia pediu esclarecimentos sobre o orçamento dos serviços municipais de águas.

Ver intervenção
Image description

Reunião de Os Verdes com o PCP | Os Dirigentes Nacionais, Victor Cavaco, Joana Silva e Mariana Silva do Partido Ecologista Os Verdes, reuniram no passado dia 02 de julho na sua sede de Lisboa com uma delegação do Partido Comunista Português que incluiu a presença de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP. Neste encontro foi analisada a situação política nacional e internacional e os resultados eleitorais das recentes eleições ao Parlamento Europeu.

Ver declarações
Image description

Nota de pesar - Fausto Bordalo Dias | O Partido Ecologista Os Verdes lamenta a partida de Fausto Bordalo Dias, manifestando profundo pesar pelo seu falecimento. Os Verdes destacam a herança cultural e artística que ao longo dos anos connosco partilhou e recorda temas que eternizou no cenário coletivo ”O Barco Vai de Saída", "A Guerra É a Guerra", "Como um Sonho Acordado” ou ainda “Rosalinda”, refletindo preocupações ecologistas que se mantêm atuais.

Salientamos e valorizamos o trabalho do cantor e compositor que foi um dos fundadores do Grupo de Ação Cultural, em maio de 74, e dos seus trabalhos iniciais marcados pela experiência revolucionária. O país fica assim mais pobre com a partida do cantautor, apesar do legado que nos deixa continuar vivo e presente nas ações de resistência, em tempos de resiliência. O PEV endereça à família e amigos as mais sentidas condolências.

Ver comunicado
Image description
Quotas e contributos | Militantes do PEVDonativos | Amigos / Não Militantes do PEV

Pretendes alertar Os Verdes sobre preocupações ambientais e temáticas ecologistas, contribuindo para o reforço da nossa Ação?  

E-mail: [email protected]                                             WhatsApp | 914506348

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  914506348 | 

[email protected] | [email protected]



Cancelar subscrição.
Sender.net