͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Image description
Quotas e contributos | Militantes do PEVDonativos | Amigos / Não Militantes do PEV
Image description

José Luís Ferreira, 1.º candidato da CDU (PCP-PEV) ao Círculo Eleitoral de Vila Real | 61 anos. Jurista. Foi presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar. Foi membro da Assembleia da Grande Área Metropolitana de Lisboa entre 2001 e 2009 e da Assembleia Municipal de Lisboa. Deputado do PEV à Assembleia da República da XI à XIV Legislaturas, sendo líder parlamentar na XIV. Membro da Assembleia Municipal do Barreiro. Colaborador regular do “Notícias de Aguiar” e do “Mensagens Aguiarenses”. Membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista Os Verdes.

Ver mais
Image description

Odete Santos (1941-2023), Uma Mulher Ímpar na Vida Política Portuguesa | O Partido Ecologista Os Verdes emitiu um comunicado no dia 27 de Dezembro onde lamenta do profundamente o falecimento de Odete Santos, uma das mulheres mais destacadas da vida política portuguesa, militante do PCP. 



Odete Santos destacou-se, sobretudo, como Deputada à Assembleia da República, a partir do brilhantismo das suas intervenções parlamentares. A sua frontalidade, a paixão que imprimia às suas intervenções, a sua determinação e a sua assertividade no confronto das ideias políticas, fizeram de Odete Santos uma parlamentar inteiramente reconhecida e respeitada por todos os Deputados dos mais diversos quadrantes políticos. 



Na sua intervenção política, ficou amplamente ligada à defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. A dedicação a causas como a despenalização da interrupção voluntária da gravidez ficaram bem plasmadas na sua atividade parlamentar, mas também no seu comportamento cívico, onde, como advogada, se predispôs a auxiliar mulheres com parcos recursos acusadas de terem recorrido ao aborto clandestino.



O nome de Odete Santos ficará ainda ligado a inúmeras outras conquistas, como os julgados de paz, a procriação medicamente assistida, a legislação laboral em defesa dos trabalhadores, entre tantas outras, às quais se dedicou sempre com a paixão, dedicação e determinação que todos lhe conheceram. Odete Santos protagonizou a cada momento da sua intervenção política a defesa dos valores de Abril, da liberdade, da igualdade, da democracia e do desenvolvimento. A assertividade e a brilhante oratória de Odete Santos, assim como a sua paixão assumida pela cultura, levou-a a ingressar em experiências diretas no teatro e na poesia, que declamava com um sentimento e uma energia profundamente singulares.



O país perdeu hoje [27 de dezembro] uma das mulheres mais marcantes da vida política portuguesa, uma das mulheres inteiramente dedicada à conquista e à consolidação da democracia. Aos seus familiares e amigos e ao Partido Comunista Português, o Partido Ecologista os Verdes expressa as suas mais sentidas condolências. 

Ver mais
Image description

Orçamento Municipal do Barreiro para 2024, não responde aos problemas das famílias |  Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal do Barreiro, aquando da votação do Orçamento municipal para 2024, apresentaram uma declaração de voto explicativa dos motivos para o voto contra aquele documento. No entendimento dos eleitos da CDU é um documento que não responde aos problemas perante os quais muitas famílias estão confrontadas nem corresponde ao desejável investimento público necessário para o concelho.


Permanece a visão de subserviência do PS ao Governo não exigindo mais médicos, enfermeiros e profissionais para o SNS (nomeadamente Hospital do Barreiro), para por fim ao encerramento das urgências pediátricas e obstétricas. Permanece a não construção da Terceira Travessia do Tejo, a ligação Barreiro-Seixal e alargamento do Metro Sul do Tejo sem que a Câmara Municipal se pronuncie ou tenha uma atitude pró-ativa na sua reivindicação, enquanto fator determinante para o desenvolvimento da região e do concelho. Continua o elevado número de alunos ainda sem professores, sem que o PS a nível local exija do Governo a sua resolução.


Este é um orçamento em que o PS prossegue a sua política de não investir no serviço público, continuando a entregar a recolha de resíduos a serviços privados. Não investe na qualificação e contratação de trabalhadores para áreas essenciais do serviço público! Mais força à CDU. Vida melhor!

Ver mais
Image description

Construção na Quinta do Estado (Amadora) | Na passada Assembleia Municipal da Amadora, realizada a 14 de dezembro, discutiu-se a proposta para a construção na área da Quinta do Estado, comprometendo 17 ha daquela que é das poucas áreas verdes que restam no concelho da Amadora. A eleita de Os Verdes no quadro da CDU, Mónica Cabaça, referiu que: “Naturalmente que nos preocupam as enormes carências habitacionais onde impera a especulação imobiliária, fruto da pressão exercida pela proximidade com a cidade de lisboa. Mas este projeto não dá resposta a tantos jovens que gostariam de ficar na nossa cidade e que tiveram de sair nos últimos anos, não dá resposta aos moradores que vivem em situação precária na Estrada Militar, Casal do Silva, encosta da Paiã ou na Brandoa.


Atualmente, se queremos dar um passeio, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar numa zona mais verde ou desafogada, somos obrigados a ir para Lisboa ou Oeiras. Trata-se de uma área alagadiça, com potencial de cheia em períodos mais chuvosos. É uma área importante para a dinâmica local devido à proximidade com a feira da Brandoa que também fica comprometida e que tanto precisa de requalificação. Não terá a CM outros locais para a construção deste projeto?
Por querermos uma visão integrada, uma estratégia concertada para o concelho por via da Revisão do PDM, por querermos um parque na Quinta do Estado e uma cidade com menos betão, que não seja apenas dormitório, e acima de tudo, porque queremos mais qualidade de vida, a CDU manifestou-se contra este projeto que não dá resposta a nenhuma das necessidades da população da amadora: nem mais área verde nem mais habitação.

Ver mais
Image description

Ato Público de Apresentação da Candidatura da CDU (PCP-PEV) | No passado dia 19 de dezembro decorreu no Hotel Roma, o ato público da CDU que contou com a presença de muitos ecologistas e com intervenção da Ecologista e dirigente do PEV Mariana Silva reafirmando a urgência da Luta Ecologista e a necessidade do reforço da CDU para levar de novo a Voz Ecologista à Assembleia da República. 



"Com mais força da CDU, com uma maior capacidade de condicionamento por parte do PEV e do PCP, foi possível conquistar medidas importantes para a defesa da floresta, para o transporte público coletivo, para a economia das famílias portuguesas, para o bem-estar animal, para a igualdade." 



"É hora de se retomar na Assembleia da República uma voz ecologista de defesa do reforço das instituições que têm como responsabilidade a fiscalização ambiental, de uma floresta autóctone combatendo as monoculturas, de práticas biológicas na agricultura, com vantagens para consumidores, produtores e para os solos, da Água Pública, do apoio ao bem-estar animal, de medidas justas e adequadas à adaptação às alterações climáticas, de defesa do transporte público coletivo, de políticas para a mobilidade sustentável."



"Com mais força, com mais vozes, com mais propostas, mais iniciativas, será possível engrossar a luta pela defesa do Ambiente, das condições de vida, da habitação, dos direitos laborais, a igualdade, a educação, a saúde, a justiça. Mais vozes da CDU para defender a justiça social, para se baterem pela justiça ambiental, na Assembleia da República, mas igualmente na Assembleia Regional dos Açores, e no Parlamento Europeu, cujas eleições disputaremos lado a lado."

Ver mais
Image description

Os Verdes visitaram Quinta de Noeda (Porto) | Uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes visitou a Quinta de Noeda, em Campanhã, no Porto, e reuniu com A Soalheira Associação Social de Cultura Ambiental. Neste encontro, os dirigentes Nacionais e membros do Coletivo do Porto tomaram conhecimento dos projetos em curso e da futura dinamização deste importante espaço para a preservação da biodiversidade, da produção local sustentável, para a inclusão e dinamismo sociocultural na freguesia de Campanhã.

Ver mais
Image description

Apresentação do 1.º candidato da CDU (PCP-PEV), Alfredo Maia, pelo Círculo Eleitoral do Porto | No dia 18 de dezembro, realizou-se a sessão pública de apresentação do primeiro candidato da CDU (PCP-PEV) pelo círculo eleitoral do Porto às Eleições Legislativas de 10 março de 2024, Alfredo Maia. A sessão que decorreu no café-concerto do Teatro Rivoli, repleta de apoiantes, contou com a intervenção de Mariana Silva, Membro do Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes. “Com mais força à CDU as populações do distrito do Porto estão mais perto de ter mais e melhores transportes públicos coletivos para todos os concelhos da região, para que todos vejam garantido o direito à mobilidade a preços acessíveis, com horários diversificados” (Mariana Silva).

Ver mais
gif-c2-dnkozd-direito-de-antena-do-2023-12-29-143403

Tempo de Antena do Parido Ecologista Os Verdes emitido na RTP | No passado dia 18 de dezembro foi emitido na RTP1, o Tempo de Antena do PEV emitido na RTP1, que  contou com as declarações dos dirigentes de Os Verdes Heloísa Apolónia, Mariana Silva, José Luís Ferreira, Joana Silva, Tiago Aldeias, Beatriz Goulart, Cláudia Madeira, com as dirigentes da Ecolojovem Marta Parente, Patrícia Marcelino e Raquel Coelho, com Filipe Lavrador do coletivo de Lisboa e Gonçalo Vaz do Coletivo do Porto.



Partido Ecologista Os Verdes, 40 anos de Ação Ecologista. Um percurso marcado por políticas responsáveis e com futuro. Há dois anos pressionávamos o Governo para dar resposta a problemas do país na defesa do direito à saúde, à educação e à habitação. O PS, com o objetivo de uma maioria absoluta e com a cumplicidade do Presidente da República, preferiu eleições a negociar com Os Verdes. Hoje, reafirmamos o compromisso com estas e outras lutas como o lítio ou os megaprojetos energéticos pouco transparentes contra a vontade das populações. 



Enquanto os portugueses enfrentam dificuldades enormes com o aumento do preço dos bens alimentares ou da habitação, a banca e os grandes grupos económicos continuam a lucrar milhões de euros por dia. Esta injusta repartição da riqueza é tida como normal e é até fomentada pelo PS e pelos partidos de direita. Mas em política não há inevitabilidades. Há escolhas, e os Verdes defendem inequivocamente um sistema fiscal e salarial que gere uma justa repartição da riqueza e qualidade de vida para todos. 



Com Os Verdes ausentes do Parlamento o país e o ambiente andaram para trás. O Governo impões o simplex ambiental, um recurso engenhoso para livrar os grandes negócios das avaliações de impacto ambiental. Reverterem-se matérias e investimentos que havíamos alcançado na conservação da natureza ou medidas para reduzir os resíduos de plástico.



O regresso do Partido Ecologista Os Verdes à Assembleia da República é crucial para influenciar positivamente as políticas do país, para que possamos obter as respostas que fazem a diferença no plano ambiental e social, que beneficiem, de facto, as pessoas, a sustentabilidade e a preservação da natureza e da biodiversidade. Faltou uma voz ecologista no Parlamento. O Futuro conta com Os Verdes.

Ver vídeo
Assiste às últimas Conversas Ecologistas realizadas
Habitação, um direito de todosValorizar a Carreira Docente, Dignificar a Escola PúblicaEnsino Superior

Pretendes alertar Os Verdes sobre preocupações ambientais e temáticas ecologistas, contribuindo para o reforço da nossa Ação?  

E-mail: [email protected]                                             WhatsApp | 914506348

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  914506348 | 

[email protected] | [email protected]



Cancelar subscrição.
Sender.net