͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Image description
Quotas | Militantes do PEVDonativos | Amigos / Não Militantes do PEV
Image description

Plano de Mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude | A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou no passado, dia 11 de julho, a moção do Partido Ecologista Os Verdes (n.º 078/03) para que o Governo disponibilize, “com urgência”, entre outros, toda a informação sobre as alterações ao sistema de mobilidade e acessibilidades durante a Jornada Mundial da Juventude e a articulação das respostas que vão ser dadas ao nível dos transportes com as matérias ambientais.

A deputada de Os Verdes, Cláudia Madeira, referiu na discussão da moção que a ausência de informação do Governo sobre o plano de mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude é motivo de preocupação e ansiedade, considerando que a disponibilização do documento a cerca de duas semanas do evento dificulta a introdução de melhorias se necessário.

A Moção aprovada exige igualmente ao Governo que tome as diligências necessárias para envolver a autarquia e as várias operadores de transporte na preparação do Plano de Mobilidade para a JMJ, e para a garantir a capacidade máxima de resposta dos transportes públicos, de modo a evitar a sobrecarga da cidade com automóveis particulares.

Ver moção
Image description

Cróximo dia 16 de julho, domingo, às 9.30h o Partido Ecologista Os Verdes, vai realizar uma Caminhada Verde, na Figueira da Foz (ponto de encontro junto à Capitania) com o objetivo de alertar, ouvir e intervir sobre as problemáticas com que o litoral se confronta, nomeadamente pressão urbana, erosão costeira (na zona sul do município) e destruição das dunas e respetiva vegetação dunar e a eventual implantação de eólicas offshore ao largo da Figueira da Foz.

Nos últimos anos com a justificação da descarbonização e produção de energia “limpa” tem havido uma pressão para a instalação de eólicas offshore no litoral português seja através de eletrogeradores montados sob estruturas flutuantes e ancoradas ao fundo do mar ou em estruturas fixas.

No início do ano esteve em consulta pública uma proposta preliminar de novas áreas de implantação para energias renováveis. No caso da Figueira da Foz a dimensão da área definida para a colocação de eólicas offshore é de cerca de 1200 km2, a maior das seis áreas identificadas no litoral. Embora haja uma grande pressão para a instalação deste tipo de infraestruturas existem poucos estudos sobre os impactos ambientais, mas também económicos pois estes projetos podem incompatibilizar-se as atividades piscatórias.

Inscreve-te
Image description

Reunião com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado | Uma delegação da  CDU, que integrou Mariana Silva, membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes reuniu com a CIM CÁVADO para abordar a mobilidade na região, onde se realçou a necessidade de reforçar o PART - Plano de Apoio à Redução Tarifária e medidas com vista à intermodalidade. 



No encontro foi possível abordar os impactos positivos do PART, nomeadamente ao nível da redução dos preços praticados, com baixas entre 50% e os 100%. No entanto, as verbas atribuídas à CIM do Cávado continuam a ser profundamente insuficientes para os objetivos de reforço da oferta. A este propósito, cabe recordar a proposta do PCP em sede de discussão do Orçamento do Estado para 2023 para reforço das verbas do PART e que mereceu a rejeição por parte do PS, PSD, Chega e IL.

O passe intermodal é uma medida que favorece a utilização dos transportes públicos. O exemplo das Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa com a criação de um passe no valor máximo de 40€, que permite viajar em toda a área metropolitana sem ter de adquirir diferentes passes, pode e deve ser replicado no distrito de Braga. A articulação da oferta de transportes entre as CIM do Cávado, CIM do Ave e a Área Metropolitana do Porto seria uma enorme mais-valia. Na opinião da CDU, só a falta de vontade política explica que esta realidade vivida nas áreas metropolitanas não se concretize também na região de Braga e no resto do país.

Ver mais
Image description

Roteiro Ecologista no Distrito da Guarda | No passado dia 11 de julho, Os Verdes, levaram a cabo várias iniciativas no âmbito do Roteiro Ecologista no distrito da Guarda, abordando a preservação do ambiente, a biodiversidade e o bem estar animal. 



Os Verdes visitaram o CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia, centro que detém um papel determinante na conservação da natureza através da recuperação de animais selvagens ou debilitados, da sua monitorização ecológica e da sensibilização para a preservação, em particular de comunidades escolares.

Na Guarda o PEV esteve na Barragem do Caldeirão, uma albufeira importante para o abastecimento de água na região da Guarda, mas que em períodos de seca, tal como se verificou em 2017 e 2022, detém alguma dificuldade em assegurar o caudal ecológico, com impactos no ecossistema, e deslocou-se ao Rio Noéme  afetado há mais de uma década por descargas de efluentes sem o devido tratamento, comprometendo não só a qualidade de vida e saúde da população como a própria biodiversidade.

Ainda na Guarda Os Verdes reuniram com a Qoasmi - Associação Protectora dos Animais da Guarda para conhecer o trabalho desenvolvido, as dificuldades sentidas, que se prendem nomeadamente com a falta de articulação e cooperação por parte da autarquia, assim como abordar as questões relativas ao bem-estar e condições de vida dos animais.

Ver mais
Image description

Conversas Ecologistas - Funchal | Os Verdes e os eleitos da CDU Madeira, que têm vindo a acompanhar as grandes questões ambientais na região, vão realizar no próximo dia 18 de julho, no Funchal, uma iniciativa dedicada às "Conversas Ecologistas" e que conta com a intervenção da Dirigente Nacional do PEV, Manuela Cunha.

Ver mais
Image description

Vamos Cuidar do Serviço Nacional de Saúde | No passado dia 08 de julho Os Verdes promoveram, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, um debate sobre o Serviço Nacional de Saúde. Com a moderação de José Luís Ferreira da Comissão Executiva Nacional do PEV, a participação de Antonieta Fortunato da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro e de Filomena Vitorino do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas, este debate abordou as várias questões relacionadas com a atual situação do SNS, nas suas mais variadas vertentes: rede de cuidados de saúde primários, urgências hospitalares, encerramento de valências, valorização das carreiras dos profissionais de saúde, entre outras.


Os Verdes consideram que continua a não haver respostas para fazer face às exigências de reforço dos profissionais no Serviço Nacional de Saúde, sobretudo, nos cuidados de saúde primários em que um elevado número de pessoas não têm acesso aos cuidados de saúde. O Governo continua a falhar o compromisso de dar cobertura a toda a população com médico de família, estando os cuidados de saúde primários cada vez mais fragilizados na capacidade de resposta.

Ver mais
gif-c1-dnkozd-cdu-intervencao-d-2023-07-14-175513

Intervenção de José Luís Ferreira na Assembleia Municipal do Barreiro | A intenção da Câmara Municipal do Barreiro em proceder à declaração de caducidade da reserva de solo afeta à faixa de servidão non aedificandi da TTT, e sobretudo o facto do Executivo não ter, até agora, conseguido garantir a neutralidade desta intervenção no que diz respeito à construção de uma infraestrutura tão importante para o desenvolvimento da região, como é a terceira travessia sobre o Tejo, levou a CDU a proferir esta declaração politica, que se tivesse que ter um titulo, bem que podia ser: Os reis Midas do Barreiro.

Ver mais
Image description

Projeto BRT (Bus Rapid Transportation) no concelho de Braga | Mariana Silva, membro da Comissão executiva do PEV, integrou a delegação da CDU (PCP-PEV) que reuniu com a Administração da TUB (Transportes Urbanos de Braga)  para abordar a implementação de linhas BRT no município de Braga. A CDU considera que as questões da mobilidade no concelho e na região de Braga são uma matéria da maior importância, cuja resposta cabal daria uma contribuição determinante para a qualidade de vida das populações e para a sustentabilidade do território.

Porquanto através das informações transmitidas foi, entre outros, possível perceber que: a opção pelo modelo BRT foi tomada na base nos critérios de custo mais baixo e rapidez de concretização de obra comparativamente com outras hipóteses como HRT – Heavy Trail Transit ou LRT – Light Rail Transit;  o projeto de rede BRT apresentado pela TUB prevê um total de 4 linhas com uma extensão de 22,5 km mas, perante as limitações de verbas, apenas está prevista a concretização de 2 linhas com uma extensão total de 12,2 km;  prazo de concretização da obra insere-se nos critérios do financiamento comunitário, estando a Linha Amarela prevista estar pronta em 2025 e a Linha Vermelha no primeiro semestre de 2026;  Ainda não existe uma estimativa da viabilidade financeira da futura operação. A relação do BRT com os transportes públicos atualmente disponíveis carece ainda de planificação.

Foi igualmente percetível que o conteúdo dos estudos que fundamentam o projeto não é público. Informações tão importantes como a justificação técnica sobre o modelo de transporte escolhido, a escolha dos percursos, as estimativas de utentes, entre outros elementos, não podem, neste momento, ser apreciados. Lamentavelmente, os eleitos nos órgãos municipais – Câmara e Assembleia Municipal – não tiveram qualquer oportunidade para discutir o projeto e tomaram conhecimento da sua existência através da comunicação social.

Ver mais
gif-c2-dnkozd-roteiro-ecologista-n-2023-07-14-175448

Os Verdes realizam Roteiro Ecologista pela freguesia de Arroios (Lisboa) | O Partido Ecologista Os Verdes e os seus eleitos na cidade de Lisboa estiveram na freguesia de Arroios, com mais um Roteiro Ecologista. Deslocaram-se de metro e testemunharam as difíceis acessibilidades à estação de Arroios, renovada, mas cheia de obstáculos e más soluções.



Viajaram de Carris testemunhando a necessidade de mais carreiras para servir locais sem transportes. Testemunharam a necessidade de mais espaços verdes na freguesia assim como um melhor cuidado com os existentes, nomeadamente no miradouro do Monte Agudo a precisar de limpezas, maiores cuidados com a vegetação e principalmente a urgente requalificação do muro da escola Luísa de Gusmão em risco para os alunos, assim como para os utentes do miradouro.

Ver mais
Image description

Balanço do mandato na Assembleia de Freguesia de Arcos e Mogofores (Anadia) | Na última Assembleia de Freguesia, a eleita de Os Verdes, no âmbito da CDU, Fátima Flores, referiu que "dois anos passados, chegamos a meio do nosso mandato. No programa eleitoral da CDU elencamos uma série de medidas que achávamos necessárias e exequíveis, não tanto pela Junta de Freguesia, dada a exiguidade das verbas que lhe são anualmente atribuídas, mas pelo executivo camarário. Foi assim que tentámos contribuir para a resolução dos problemas que dificultam a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida, apresentando as propostas para o orçamento e plano de atividades para os anos de 2022 e 2023.

Apresentámos igualmente uma proposta de recomendação no sentido de proceder à identificação todas as situações de entraves à circulação de pessoas nomeadamente as de mobilidade reduzida, instando a junta de freguesia a proceder à resolução dos que estiverem ao seu alcance ou pressionando o executivo municipal para que o faça. Exemplos que acompanhavam essas propostas continuam por resolver, bem como outros casos que posteriormente fomos encontrando. Relativamente ao Monte Crasto apresentámos igualmente 3 propostas de recomendação. Até à data não nos foi possível observar qualquer medida no sentido de dar sequência a essas propostas. 



Lamentavelmente as vozes da oposição, mesmo as que possam vir a contribuir positivamente para uma melhoria da vida dos cidadãos, parecem não ser tomadas em conta pela força política que detém o poder autárquico. Mas, mantendo o compromisso que assumimos quando fomos eleitos, não vamos deixar cair estas propostas."

Ver mais
gif-c1-dnkozd-cdu-am-de-vila-fra-2023-07-14-183854

Avaliação dos impactos da Modernização da Linha do Norte |  Dulce Arrojado, eleita de Os Verdes, no âmbito da CDU, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira alertou para a importância de avaliar os impactos e custos sobre a vida social, cultural e ambiental da população de Alhandra e Vila Franca de Xira, face ao projeto apresentado pela Infraestruturas de Portugal relativo à Modernização da Linha do Norte que implicará a quadriplicação do troço ferroviário e que afetará a região. A solução que é apresentada não serve nem servirá nunca a população de Alhandra e de Vila Franca de Xira.

Ver mais
gif-c1-dnkozd-3-de-julho-dia-int-2023-07-14-185431

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico (3 de Julho) | Reduzir os resíduos de plástico e diminuir o impacto da sua produção massiva ao longos dos últimos anos é um imperativo! Em 2019, Os Verdes celebraram uma importante conquista a nível parlamentar: garantir o fim da disponibilização de sacos de plástico ultraleves para embalamento primário ou transporte de pão, frutas e legumes. 



Consideramos o tempo necessário para a indústria e a distribuição se adaptar e contribuir de forma direta para reduzir os plásticos e microplásticos que põem em causa a saúde do oceano e a nossa, e que cada vez mais e de forma preocupante acabam no teu prato. Este ano, e perversamente próximo do Dia Mundial dos Oceanos, o Governo de maioria PS, cedendo à pressão do setor, anunciou o abandono da medida do PEV aprovada no parlamento e que devia entrar em vigor no passado mês de junho. 



Assim, o Governo desperdiça um importante e decisivo momento para garantir que as empresas pudessem disponibilizar ao consumidor alternativas 100 % biodegradáveis, de material de origem biológica e renovável, reduzindo assim a gigantesca quantidade de resíduos contendo plástico. Ao invés disso, o consumidor continuará a ter sempre à mão os sacos ultraleves que todos os anos se transformam milhares de toneladas de plásticos, uma lógica de consumo incomportável para o Planeta e que apenas adia medidas ambientais sérias e necessárias pelas quais lutamos há mais de 40 anos para proteger a nossa casa comum.

Ver vídeo
Image description

Encontro CDU (PCP-PEV) - Vila do Conde | Mariana Silva da Comissão Executiva do PEV participou no dia 30 de junho, no Encontro CDU que decorreu na Junta de Freguesia de Vila do Conde, no qual foi possível prestar contas do trabalho realizado pelos nossos eleitos e pelo colectivo CDU.



Os Verdes que têm vindo a acompanhar os diversos desafios ambientais que recaem sobre a região destacaram na sua intervenção a importância da conservação da natureza e do justo equilíbrio entre as atividades locais, em áreas tão importantes como o transporte público, a energia renovável ( eólicas offshore), o setor das pescas, a fundamental despoluição dos recursos hídricos, a preservação de áreas protegidas ou ainda a sustentabilidade na agricultura.

Ver mais
Image description

Em Defesa do Serviço Postal | Os Verdes marcaram presença no dia 30 de junho no protesto Em Defesa do Serviço Postal, organizado pelo MUSP (Movimento de Utentes dos Serviços Públicos) e pelo Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicação que decorreu na Praça do Marquês, no Porto, junto à estação dos CTT.

Ver mais
Assiste às últimas Conversas Ecologistas realizadas
Valorizar a Carreira Docente, Dignificar a Escola PúblicaEnsino SuperiorAlterações Climáticas

Pretendes alertar Os Verdes sobre preocupações ambientais e temáticas ecologistas, contribuindo para o reforço da nossa Ação?  

E-mail: [email protected]                                             WhatsApp | 914506348

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  914506348 | 

[email protected] | [email protected]



Cancelar subscrição.
Sender.net