͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Image description

Plano de Mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude | A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou no passado, dia 11 de julho, a moção do Partido Ecologista Os Verdes (n.º 078/03) para que o Governo disponibilize, “com urgência”, entre outros, toda a informação sobre as alterações ao sistema de mobilidade e acessibilidades durante a Jornada Mundial da Juventude e a articulação das respostas que vão ser dadas ao nível dos transportes com as matérias ambientais.



A deputada de Os Verdes, Cláudia Madeira, referiu na discussão da moção que a ausência de informação do Governo sobre o plano de mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude é motivo de preocupação e ansiedade, considerando que a disponibilização do documento a cerca de duas semanas do evento dificulta a introdução de melhorias se necessário.



A Moção aprovada exige igualmente ao Governo que tome as diligências necessárias para envolver a autarquia e as várias operadores de transporte na preparação do Plano de Mobilidade para a JMJ, e para a garantir a capacidade máxima de resposta dos transportes públicos, de modo a evitar a sobrecarga da cidade com automóveis particulares.

Ver moção
Image description

Os Verdes realizam Roteiro Ecologista pela freguesia de Arroios | O Partido Ecologista Os Verdes e os seus eleitos na cidade de Lisboa estiveram na freguesia de Arroios, com mais um Roteiro Ecologista. Deslocaram-se de metro e testemunharam as difíceis acessibilidades à estação de Arroios, renovada, mas cheia de obstáculos e más soluções. Viajaram de Carris testemunhando a necessidade de mais carreiras para servir locais sem transportes. Testemunharam a necessidade de mais espaços verdes na freguesia assim como um melhor cuidado com os existentes, nomeadamente no miradouro do Monte Agudo a precisar de limpezas, maiores cuidados com a vegetação e principalmente a urgente requalificação do muro da escola Luísa de Gusmão em risco para os alunos, assim como para os utentes do miradouro.



Ver mais
Image description

Moção de Os Verdes pela desplastificação da sociedade aprovada | Os Verdes apresentaram, na Assembleia Municipal de Lisboa uma moção ao Governo pela desplastificação da nossa sociedade, moção que veio a ser aprovada pela AML.

O PEV tem, desde sempre, dado grande atenção à questão do uso intensivo do plástico. Foi por iniciativa do PEV que, na Assembleia da República, foi aprovado o projeto que viria a dar origem à Lei nº 77/2019 que prevê a disponibilização de alternativas à utilização de sacos de plástico ultraleves e de cuvetes em plástico nos pontos de venda de pão, frutas e legumes. De acordo com a referida Lei, no dia 1 de Junho de 2023, os estabelecimentos comerciais ficariam impedidos de disponibilizar sacos de plástico ultraleves para embalamento primário ou transporte de pão, frutas e legumes.

Ver moção
Image description

Rede Municipal de Alojamento Universitário | O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal de Lisboa, um requerimento em que questiona a Câmara Municipal sobre o ponto de situação da implementação da Rede Municipal de Alojamento Universitário. 



Em Outubro do passado ano de 2022, foi aprovada em sede de AML uma proposta do PEV que recomendava ao executivo camarário, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a criação desta Rede Municipal.

Ver requerimento
Image description

Dia Mundial dos Arquivos | No passado dia 27 de junho, o deputado de Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa, Sobreda Antunes, apresentou na AML uma Saudação ao Dia Internacional dos Arquivos que foi instituído a 9 de Junho pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Québec, em Novembro de 2007, data escolhida por ter sido precisamente a 9 de Junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA. O objetivo de assinalar esta data foi o de proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos Arquivos em todo o mundo.

Ver saudação
Image description

Aprovada Saudação ao Dia Mundial da Bicicleta | No passado dia 27 de junho a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma saudação apresentada pelo PEV ao Dia Mundial da Bicicleta e aos cidadãos e movimentos que se têm mobilizado pela defesa e promoção do uso dos modos de mobilidade suave, em particular da bicicleta.   



O Dia Mundial da Bicicleta assinala-se a 3 de Junho. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), este dia pretende celebrar o uso da bicicleta, do ciclismo e por conseguinte de um futuro mais sustentável. O tema deste ano é: “Celebre a bicicleta na criação de sociedades mais sustentáveis, saudáveis e inclusivas”.

Os Verdes têm vindo insistentemente a alertar que o Planeta está a mudar. A dependência global dos combustíveis fósseis das sociedades tem vindo a causar inúmeros impactos, dos quais se destacam as alterações climáticas e cujas consequências colocam a nossa sobrevivência em risco. É por isso imperativo que se considere a bicicleta e os modos suaves de mobilidade como um importante contributo para um futuro mais seguro, saudável e sustentável.

Ver intervenção
Image description

Promoção do Xadrez nas escolas do Município de Lisboa | Os Verdes questionam a Câmara Municipal de Lisboa sobre o ponto de situação da promoção do Xadrez nas Escolas do Município. Em Julho de 2022, por ocasião do Dia Internacional do Xadrez, celebrado no dia 20 desse mês, o Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes apresentou na Assembleia Municipal de Lisboa dois documentos referentes à prática dessa modalidade, tendo ambos sido aprovados por unanimidade. 



Um dos documentos visava saudar este dia, bem como reconhecer os importantes contributos da prática do xadrez para a consolidação das relações em sociedade, a aprendizagem cognitiva, as habilidades e o raciocínio mentais. Já a Recomendação 030/02 - “O xadrez no apoio ao desenvolvimento infanto-juvenil”, apresentada em sede de AML a 19 de Julho, recomendava à Câmara Municipal de Lisboa que acompanhasse a promoção do xadrez na ótica do apoio infanto-juvenil e que avaliasse a hipótese de vir a estabelecer parcerias tendentes à promoção do estudo e da prática facultativa deste desporto nos Agrupamentos Escolares e Escolas Não Agrupadas do Município.

Ver mais
Image description

Edifício Panorâmico de Monsanto | Os Verdes questionam a Câmara sobre o Edifício Panorâmico de Monsanto. Em 1968, a autarquia promoveu a construção de um Restaurante Panorâmico no Parque Florestal de Monsanto. O imponente edifício, projetado pelo arquiteto Chaves da Costa, representa uma obra arquitetónica de referência, com sete mil metros quadrados, que integra várias obras de arte - painéis e altos-relevos - de artistas como Querubim Lapa, e azulejos de Manuela Madureira, sendo na época de inauguração considerado como um dos mais luxuosos de Lisboa.

Ver requerimento
Image description

Salvaguarda das Moradias Ecléticas | Os Verdes questionam a Câmara Muniipal de Lisboa sobre a salvaguarda das quatro moradias ecléticas da Rua Pedro Calmon, após o Grupo Municipal do PEV ter recebido a divulgação de uma petição promovida pelo Movimento Fórum Cidadania Lx intitulada “Pela salvaguarda das 4 Moradias Ecléticas da Rua Pedro Calmon (Alto de Santo Amaro), dirigida ao Presidente da CML, Deputados à AML e à Direcção Geral do Património Cultural (DGPC).

Ver requerimento
Image description



Abate de trepadeira | Os Verdes questionam a CML sobre o abate de trepadeira na Rua Luís Braille na sequência do Grupo Municipal do PEV ter recebido via correio eletrónico uma denúncia referente ao abate de uma trepadeira que existia há 20 anos a cobrir o muro da Rua Luís Braille, adjacente ao viveiro municipal da Quinta de Vila Correia. Segundo os moradores, esta situação teve início quando uma parte do muro ao fundo da rua ruiu devido às raízes de uma figueira que terão crescido sem qualquer controlo, criando grave instabilidade. A vegetação existente nessa parte foi retirada, tendo o muro sido revestido de cimento de modo a evitar a queda de outras partes.

Ver pergunta
Image description

Eleitos de Os Verdes em piquenique da CDU em LisboaNo passado dia 24 de Junho, realizou-se um piquenique, no âmbito da Ação de Afirmação da CDU, no Jardim do Campo Grande (freguesia de Alvalade), em Lisboa que contou com intervenções da deputada municipal do PEV Cláudia Madeira e do vereador do PCP João Ferreira.


Empenhados em ouvir a população e conhecer, no terreno, as dificuldades e os anseios de quem vive e trabalha na nossa cidade, os eleitos do PEV, do PCP e ativistas da CDU têm, nos últimos meses, no quadro da Campanha Viver Melhor na Nossa Terra, percorrido todas as freguesias de Lisboa desde o início do ano. A CDU tem estado na rua, no contacto direto com as pessoas e as instituições, fora dos períodos eleitorais, levando aos órgãos municipais e de freguesia a denúncia e a proposta para a resolução dos problemas.

Ver mais
Image description

Centenário da Casa do Alentejo | Os Verdes Os Verdes assinalaram o centenário da Casa do Alentejo. A Associação Regionalista Casa do Alentejo, fundada em 1923, tem desde 1932 a sua sede no magnífico Palácio Alverca, na Baixa Pombalina, onde, para além de espaço de convívio da diáspora alentejana, desenvolve uma atividade riquíssima de representação e promoção do Alentejo, divulgando a sua cultura e património, dando voz e espaço às mais diversas expressões artísticas, culturais, económicas e sociais de cada município alentejano e desta vasta região, no seu todo. Um espaço que se assume e é reconhecido como uma verdadeira "Embaixada do Alentejo".

Ver saudação
Image description

Plano de Mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude | Os Verdes questionam a Câmara Municipal de Lisboa sobre o Plano de Mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai decorrer de 1 a 6 de Agosto de 2023, prevendo-se uma afluência que pode atingir 1,5 milhões de pessoas, o que terá impactos muito significativos, sobretudo em Lisboa e em Loures, mas também noutros concelhos limítrofes. Um desses impactos prende-se com a questão dos transportes e da mobilidade que, como é do conhecimento público, apresenta défices bastante significativos, designadamente na ligação entre concelhos e dentro da própria capital.



Os Verdes realçam que a preocupação com a crise climática não deve ater-se exclusivamente ao embelezamento de discursos, devendo, antes, ser uma preocupação impulsionadora de uma prática constante e consentânea com medidas consequentes. Por isso, um evento esta dimensão, direcionado em particular para os jovens, não pode deixar de ter a matéria ambiental, garante de um futuro mais próspero, como eixo determinante.

Ver mais
Image description

Impacto das Obras do Metropolitano de Lisboa Os eleitos de Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa, Soreda Antunes e Cláudia Madeira, questionaram a Câmara Municipal sobre o impacto das obras do Metropolitano nos estabelecimentos na Av. D. Carlos I, para a construção da linha circular. As áreas de intervenção encontram-se vedadas e as zonas abrangidas estão bastante condicionadas no que respeita à circulação de peões e de veículos.


Os Verdes consideram que, perante os problemas que estão criados e perante situações que afetam a subsistência de várias famílias, as quais dependem do sucesso de vendas do seu estabelecimento comercial, não é possível «enfiar a cabeça na areia» ou fingir que nada se passa. O Metropolitano de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa têm a obrigação de disponibilizar e facilitar soluções.

Ver mais
Image description

Plano de Ação Local para a Biodiversidade da Cidade de Lisboa Os deputados de Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa, Sobreda Antunes e Cláudia Madeira, questionaram a Câmara Municipal sobre o Plano de Ação Local para a Biodiversidade da Cidade de Lisboa. No passado dia 22 de Maio assinalou-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas, pois foi a 22 de Maio de 1992 que se adotou o texto final da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que representa um tratado internacional que promove o desenvolvimento sustentável.



Importa salientar que a proteção e a preservação da flora, da fauna, dos valores geológicos e dos ecossistemas, sejam eles naturais, seminaturais ou humanizados, são fundamentais no presente, pois prestam serviços ambientais imprescindíveis às sociedades, com reflexos no bem-estar das populações, na defesa do território e na própria economia. Ao longo dos anos tem-se assistido a uma contínua perda de biodiversidade e a uma degradação das áreas protegidas e dos habitats nelas contidos. Está amplamente provado que a atual perda acelerada de biodiversidade promove cada vez mais o risco aparecimento de pandemias.

Ver proposta
Image description

Revisão da Carta Educativa da Cidade de Lisboa | Os Verdes questionam a CML sobre o ponto de situação da revisão da Carta Educativa da Cidade de Lisboa. A Carta Educativa de Lisboa elaborada em 2008, de acordo com o previsto no D.-Lei nº 7/2003, visa assegurar a adequação da rede de equipamentos de educação e ensino às ofertas educativas que é necessário satisfazer no espaço concelhio, nela se tendo procurado contemplar as vertentes pedagógica, sócio-educativa, organizacionais ou gestionárias, em termos de horizonte temporal de planeamento da rede e sua articulação com estratégias ou planos de desenvolvimento da cidade.

Ver pergunta
Image description

Ponto de situação da Revisão da Carta Desportiva Os Verdes questionam a CML sobre o ponto de situação da revisão da Carta Desportiva da Cidade de Lisboa. Em 2009 a autarquia defendia que a Carta Desportiva da Cidade de Lisboa se apresentava "por definição, como um instrumento estratégico fundamental para o desenvolvimento desportivo sustentado do Município, devendo os seus conteúdos estar em consonância e articulação com um modelo de desenvolvimento desportivo municipal de acordo com a definição de uma Política Municipal de Desporto".

Ver pergunta
Image description

Revisão do Regulamento Municipal do Arvoredo Urbano de Lisboa Os Verdes questionam a CML sobre a revisão do Regulamento Municipal do Arvoredo de Lisboa. As árvores são essenciais para a promoção da qualidade de vida devido às suas funções ecológicas e desempenham um papel muito importante em meio urbano.


Desta forma, o Partido Ecologista Os Verdes sempre reconheceu a importância da existência de um regulamento para o arvoredo, tendo proposto, em 2015, através da Recomendação «Procedimentos de manutenção e substituição de arvoredo em Lisboa», entre outros aspetos, que a CML criasse um manual de boas práticas sobre os procedimentos de manutenção, poda, abate e substituição de árvores.

Ver mais
Image description

Animais da Tapada das Necessidades Os Verdes questionam a Câmara Municipal relativamente à situação dos animais da Tapada das Necessidades. Este espaço foi criado em 1742, constituindo um espaço verde de excelência na cidade de Lisboa, devido à sua singularidade histórica, artística, botânica e paisagística. Com uma área de cerca de 10 hectares, insere-se numa zona de Reserva Florestal Nacional, estando ainda classificada como Zona Especial de Proteção.



Relatos dos Amigos da Tapada das Necessidade  referem a situação de abandono e negligência dos animais, particularmente no que diz respeito aos galináceos, tem gerado bastante preocupação junto da comunidade envolvente deste jardim, dado que a população desta espécie se encontra atualmente descontrolada, tem havido queixas devido ao ruído que provocam, bem como pelo esgravatar destrutivo que fazem na vegetação.

Indicam igualmente que estes animais se encontram visivelmente esfomeados e sedentos, atacam as colónias de gatos que ali existem, sendo que amiúde são encontrados galos e galinhas mortas. Estas preocupações estendem-se igualmente aos patos, gansos e pavões que sobrevivem em águas lodosas, sendo alimentados apenas por algumas pessoas que, se não o fizessem, muitos mais morreriam.

Ver mais
Image description

Lei Prosolos - Artigo de opinião "Dar a Palavra à Ecologia" Cláudia Madeira, eleita na Assembleia Municipal de Lisboa e Conselheira Nacional do PEV membro da comissão Executiva do PEV, no artigo de opinião Dar a Palavra à Ecologia refere que "A contaminação de solos é um perigo silencioso debaixo dos nossos pés e, após todos estes anos de inação, Os Verdes reforçam que é tempo de o Governo tirar a lei da gaveta, deixar de estar preso aos interesses económicos e deixar de secundarizar a importância do ambiente e da saúde pública."

Ver artigo
Página do Grupo Municipal do PEV
IntervençõesPropostasRequerimentosVisitas

Gabinete do Grupo Municipal do PEV

Av. de Roma, nº 14 P, 3º andar
1200-265 Lisboa

Telefone: 21 817 04 26 / 21 817 00 70

Email: [email protected]



Partido Ecologista Os Verdes



Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]



Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm: 910836123 |

[email protected] | [email protected]

Cancelar subscrição.
Sender.net