͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
PEV
Image description

Entrevista a Mariana Silva, Dirigente Nacional do PEV | "Na entrevista ao Jornal Guimarães Agora, Mariana Silva, referiu que "Só conhecendo o terreno e os problemas ambientais e sociais é possível agir sobre eles. No Partido Ecologista Os Verdes temos 40 anos de experiência de proximidade com as populações, de acompanhamento das situações e de encontrar, em conjunto, as soluções. Na Assembleia da República o trabalho de Os Verdes tinha mais visibilidade e era possível uma intervenção mais eficaz. As questões locais estão muito sujeitas a decisões nacionais e as posições que tomávamos na AR eram iguais às que tínhamos a nível local e isso não sempre acontece nos outros partidos como PS, PSD, CDS." 



"O Partido Ecologista Os Verdes celebra o seu 40º aniversário, são quatro décadas de experiência na defesa da natureza, da mobilidade, do bem-estar animal, sempre com a consciência que a defesa do ambiente precisamos de estar atentos às questões sociais e foi sempre esse trabalho que fizemos. Quer seja ao nível local, nacional e até internacional, porque Os Verdes são membro fundador do Partido Verde Europeu, os portugueses podem contar connosco, com a mesma força, com a mesma vontade de conquistarmos a justiça social para atingirmos a justiça ambiental." (Foto: Guimarães, Agora! )

Ver entrevista
Image description

Caminhada Verde Em Defesa do Rio Cobral | No próximo dia 23 de abril (domingo), Os Verdes vão realizar às 9.30h uma Caminhada Verde em Defesa do Rio Cobral, entre a Catraia de São Romão (Seia) e Meruge (Oliveira do Hospital). Após a caminhada será realizado um piquenique (12.30h) e uma conversa ecologista "Cobral, preservar as águas do rio para salvaguarda o ambiente e a qualidade de vida da População", que decorrerá às 14.30h no Parque da Escola Primária de Meruge.



Há mais de duas décadas que o Partido Ecologista Os Verdes tem acompanhado e intervindo, nomeadamente na Assembleia da República, sobre a poluição dos recursos hídricos na freguesia de Meruge, desde logo, a que tem afetado, ano, após ano o rio Cobral, pelas águas residuais das queijarias localizadas a montante, como também através da pressão que Os Verdes exerceram junto de várias entidades exigindo a cobertura da rede de saneamento e a construção da ETAR de Meruge para o tratamento dos efluentes.

A poluição do rio Cobral, sucessivamente denunciada, continua a ser uma constante conforme Os Verdes tiveram a oportunidade de constatar no início de 2022, sem que haja uma solução efetiva que impeça as descargas de efluentes, sem o devido tratamento, neste rio.

Inscreve-te
Image description

Pampilhosa  da Serra - Preservação dos recursos hídricos não depende de palavras soltas de ocasião | A integração de Pampilhosa da Serra na APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior – cuja fusão tem motivado a contestação da população - que teve como um dos principais fundamentos a suposta concretização do sistema de saneamento nas freguesias do município, apenas se traduziu num aumento substancial da fatura da água (+ 70% para um consumo mensal de 10m3) bem como do valor associado ao esvaziamento das fossas de habitações ( atualmente 69€ ) agravando ainda mais as condições de vida dos residentes, alicerçando o caminho para a privatização.

Os Verdes consideram que o foco do município de Pampilhosa da Serra, gerido pelo PSD desde 1979, deveria passar pela adoção e concretização de políticas para garantir a drenagem das águas residuais e o respetivo tratamento, indo de encontro à preservação da água, do ambiente e da qualidade de vida e saúde da população, em vez responsabilizar os cidadãos quando estes não têm saneamento à sua porta

Ver comunicado
Image description

Lisboa - Aprovada recomendação do PEV que prevê valorização salarial dos trabalhadores da autarquia | No passado dia 04 de abril na Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Os Verdes apresentam uma recomendação, aprovada por maioria, que prevê a valorização salarial dos trabalhadores da autarquia. Os trabalhadores com vínculo de emprego público podem ver alterado o seu posicionamento remuneratório por opção gestionária, em conformidade com o regime previsto na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e dentro dos parâmetros delimitados das sucessivas Leis Orçamentais.



Sucede que, como alerta o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), o orçamento da CML para 2023 não prevê a dotação adequada para essa progressão para os trabalhadores que preencham os requisitos. Ou seja, o que propuseram que a CML pondere aplicar esse mecanismo que está previsto na lei e que é uma reivindicação justa.

Ver proposta
Image description

Poluição em São Paio de Gramaços (Oliveira do Hospital) | Emissão de fumos escurecidos de unidade fabril, do setor das madeiras, leva Os Verdes a questionarem o Ministro do Ambiente e das Alterações Climáticas. Há vários anos que o Partido Ecologista Os Verdes tem acompanhado e intervindo sobre as preocupações das populações que residem na envolvente de uma unidade industrial que labora no setor das madeiras, em São Paio de Gramaços (Oliveira do Hospital).



Tal como o PEV constatou, no final de 2021, continuam a persistir vários impactos negativos com a laboração desta unidade. Recentemente, chegaram ao Partido Ecologista Os Verdes denúncias e preocupações pelas frequentes emissões de fumos escurecidos ou mesmo fumos negros que emanam das chaminés da fábrica ficando a perceção que pela cor não será apenas vapor de água, não existindo informação se estes gases são ou não nocivos para a saúde.

Ver pergunta
Image description

Conselho de Cidadãos de Lisboa | O Partido Ecologista Os Verdes viu aprovada no dia 04 de Abril, na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) uma recomendação que exige que o executivo camarário apresente à AML e respectiva Comissão Permanente os relatórios de avaliação e monitorização das duas sessões do Conselho de Cidadãos de Lisboa, bem como, o acompanhamento e seguimento que foi dado por parte do executivo às várias propostas apresentadas pelos cidadãos.



Exige-se também que a Câmara Municipal de Lisboa pondere estabelecer um prazo para dar resposta aos participantes relativamente às propostas apresentadas e ao resultado e ponto de situação das mesmas, bem com, pondere alterar o seu funcionamento de forma a incluir as forças da cidade como o movimento associativo, grupos de cidadãos, associações de moradores, comissões de utentes e outros que têm trabalhado sobre questões da cidade.



Por fim, exige-se ao executivo camarário que pondere alterar o mecanismo de sorteio e seleção dos participantes, assim como a participação de uma entidade externa à CML na organização destes fóruns.

Ver recomendação
Image description

Carta Aberta ao Ministro da Saúde devido à falta de médicos de família na USF Lafões O Partido Ecologista Os Verdes face às preocupações apresentadas por utentes da Unidade de Saúde Familiar Lafões (Oliveira de Frades) que estão sem médico de família há mais de um ano após a reforma de um clínico, dirigiu no dia 03 de abril  uma carta aberta ao Senhor Ministro da Saúde solicitando a resposta a um conjunto de questões, entre as quais, o PEV pretende saber para quando é que está prevista a colocação de médicos nesta USF Lafões de forma a assegurar médico de família a todos os utentes.

Ver carta
Image description

Os Verdes integraram as manifestações pela Defesa da Habitação | No passado dia 01 de abril Os Verdes participaram em Lisboa, Porto e Braga nas manifestações pela Defesa da Habitação - Menos Juros, Mais Habitação! O direito à habitação, à privacidade e ao sossego está em causa quando muitas famílias não encontram qualquer resposta no mercado e o Estado também não a assegura. Para muitos a partilha de habitação é a única solução.



Esta ausência de respostas na habitação tem repercussões gravíssimas nas condições de vida de todos quantos vivem em habitações sobrelotadas e insalubres, numa clara violação de direitos humanos fundamentais. Os Verdes consideram prioritárias medidas governativas que contribuam para pôr fim à especulação imobiliária e travar todas as formas de discriminação no acesso à habitação, uma realidade que afeta também as famílias unifamiliares, os mais idosos e imigrantes. 



No imediato, é urgente estancar o agravamento do custo dos créditos à habitação e das rendas de casa e impedir que quem entre em situação de incumprimento, devido à crise económica e social, seja despejado. Mas é ao nível da oferta pública de habitação que se exige uma resposta robusta do Governo, desde logo com um claro e comprometido investimento no reforço da construção, sem atirar essa tarefa para cima das autarquias, ao nível da qualidade da construção, das intervenções de recuperação do parque habitacional público e da recuperação de edifícios devolutos.

Ver mais
Image description

Conversas no Café - Saúde Mental, Desconstruir Tabus | No passado dia 1 de abril, Os Verdes  promoveram um debate, na Moita, sobre a Saúde Mental com a presença de vários especialistas nesta área. A saúde mental e o bem-estar psicológico em geral são fundamentais para a promoção da qualidade de vida. Existem ainda, contudo, muitos estigmas e mesmo muitos tabus em relação à abordagem dos problemas mentais, o que leva muitas pessoas a ignorar problemas sérios e a refugiar-se na ausência de ajuda e de tratamento.



A pandemia, bem como o agravamento das condições de vida de muitas famílias, contribuíram e contribuem para intensificar situações no âmbito das doenças mentais. Mas que respostas existem, nos serviços de saúde, para estas situações? É preciso discutir abertamente o que não pode mais ficar encarcerado na cabeça de cada um, para que se promovam as soluções necessárias. Na abordagem às políticas de prevenção da doença e promoção da saúde mental, o Partido Ecologista os Verdes, lançou este debate e reflexão para desconstruir tabus.

Ver mais
Image description

7.ª Verde - Ciclo de Cinema | No passado dia 31 de março, o Partido Ecologista Os Verdes deu início, na sede do PEV do Porto, à 7ª Verde com a curta metragem " Madrugada". O debate contou com Pedro Dourado ( produtor cultural), Liliana Dinis ( Psicóloga Clínica) e de Mariana Silva da Comissão Executiva do PEV. 



As políticas de saúde em particular das políticas e fatores de proteção em matéria de Saúde Mental foram o mote para o debate que se centrou sobre os direitos da mulher, os direitos humanos e o direito à habitação.

Ver mais
Image description

Líderes Verdes Europeus reuniram em Bruxelas | Os Verdes participaram no passado dia 31 de março, no primeiro Conselho de Dirigentes Verdes Europeus, em Bruxelas, onde deram o pontapé de saída para a campanha eleitoral comum para o Parlamento Europeu, que irá confluir nas eleições de 2024. Encetar o debate sobre o formato e conteúdo da campanha, o envolvimento dos partidos membros do Partido Verde Europeu, assim como lançar as bases para um manifesto comum são objectivos desta reunião.


O PEV como membro fundador tanto da Federação de Verdes Europeus como posteriormente do Partido Verde Europeu tem acompanhado e contribuído para a construção desta rede Europeia de Partidos Verdes e Ecologistas levando a realidade portuguesa, as iniciativas e propostas de ação numa importante e recíproca troca de experiências, enriquecedoras, convergentes para a construção de um futuro comum, ecologicamente equilibrado.

Ver mais
Consulta as redes sociais do PEV para acompanhares as iniciativas
Roteiro Ecologista
Image description
Assiste às últimas Conversas Ecologistas realizadas
Valorizar a Carreira Docente, Dignificar a Escola PúblicaEnsino SuperiorAlterações Climáticas

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  910836123 | 

[email protected] | [email protected]



Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Cancelar subscrição.
Sender.net