͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Image description

Visita a estabelecimentos e equipamentos afetados pelas inundações (Alcântara) | No âmbito do Roteiro Ecologista que Os Verdes estão a promover em todo o país, a primeira ação teve lugar em Lisboa (Alcântara) e foi marcada pela defesa de uma agenda para o Clima, tendo em vista as prioridades ao nível do Ordenamento do Território e Segurança das populações. 



As eleitas locais – Cláudia Madeira (AML) e Ana Sofia Calado (AF de Penha de França) e dirigentes nacionais do PEV – realizaram uma visita às áreas afetadas pelas inundações, reunindo com moradores e comerciantes.



Este roteiro Ecologista consiste num programa de ação política, que terá lugar durante o ano 2023, orientado para o contacto próximo com as populações através de um conjunto de visitas e encontros que terá por farol a abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais, reforçando um percurso de soluções e propostas consequentes.

Ver mais
Image description

Reconversão do antigo edifício do Ministério da Educação em alojamento universitário | Os Verdes questionam a Câmara Municipal de Lisboa sobre a reconversão do antigo edifício do Ministério da Educação.



Em Março de 2018, os serviços do Ministério da Educação localizados na Avenida 5 de Outubro, nº 107, foram transferidos para a Avenida Infante Santo. Em 22 de Abril de 2019, o Governo procedeu à entrega simbólica do antigo ao Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES). Desde então, o edifício, que deveria ter sido convertido em alojamento universitário, encontra-se encerrado e devoluto.



O local já terá sido ocupado e vandalizado, o que terá motivado a contratação de seguranças. Num dos patamares inferiores do edifício há sinais da presença de pelo menos uma pessoa em situação de sem-abrigo. Os vidros do rés-do-chão estão forrados com painéis informativos do Governo a indicar que ali “vai nascer uma nova residência para estudantes do ensino superior” e com o número de novas camas que o PNAES vai criar para estudantes universitários. Quem trabalha no comércio e serviços junto ao antigo Ministério confirma o estado de abandono e degradação do prédio desocupado há cinco anos.

Ver intervenção
Image description

Alvalade é tranquilidade - Por uma freguesia mais segura | A deputada municipal de Os Verdes, Cláudia Madeira, no âmbito da discussão da Petição n.º 12/2022 "Alvalade é tranquilidade - Por uma freguesia mais segura"  na sua intervenção referiu,  após saudar os peticionários, que "é importante que haja esforços para a promoção da segurança no Bairro de Alvalade, assim como em toda a cidade, porque é imprescindível para a qualidade de vida das populações e para um bom funcionamento das localidades.



O PEV tem defendido o aumento do policiamento de proximidade, as esquadras de proximidade, o reforço de meios humanos e materiais das esquadras e, neste caso concreto, são medidas que ajudarão a combater e a diferenciar o sentimento de insegurança e a insegurança efectiva que possa existir, num trabalho feito em estreita ligação com a população, as forças de segurança, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Lisboa e o Governo."

Ver intervenção
Image description

Aprovadas saudações do PEV por unanimidade | Assembleia Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade duas saudações do Partido Ecologista Os Verdes apresentadas na sessão de 02 de março, uma referente ao Dia Internacional da Protecção Civil e outra às equipas feminina e masculina de atletismo do Sporting Clube de Portugal.



No que respeita à saudação ao Dia Internacional da Protecção Civil, que se assinalou a 1 de Março, Os Verdes consideram ser da maior justeza prestar o reconhecimento público aos serviços da Protecção Civil em geral, aos bombeiros sapadores e voluntários, às forças de segurança e todos os outros serviços e agentes de protecção civil, pelo trabalho imprescindível que executam, quase sempre sob grande pressão física e emocional, pelo qual é de relembrar a necessidade de reforço, por formação contínua e com meios e recursos, de uma actividade muito intensa e empenhada que conduz à exaustão.



Na saudação às equipas femininas e masculinas de atletismo do Sporting Clube de Portugal, Os Verdes assinalaram a conquista dos respectivos Campeonatos Nacionais em pista coberta, que se realizaram nos passados dias 11 e 12 de Fevereiro de 2023.

Ver saudações
Image description

Centro Intergeracional no Convento da Boa-Hora | O deputado municipal de Os Verdes, Sobreda Antunes, no âmbito da discussão da Petição n.º 03/2022 "Centro Intergeracional no Convento da Boa-Hora" referiu na sua intervenção após saudar os peticionários que "se no mandato anterior já existia uma avaliação financeira para um conjunto de centros intergeracionais, não parece fazer sentido reiniciar-se o processo e proceder-se a uma nova avaliação, em vez de apenas se actualizarem os valores tendo em conta a inflação. Omitir os antecedentes e começar de novo não passa de perda de tempo, quando ele urge para a população."



"Para Os Verdes é fundamental a instalação de um Centro Intergeracional não apenas na Ajuda, como em várias outras freguesias da capital, como aliás consta no próprio programa dos ‘Novos Tempos’. Com efeito, no capítulo ‘Lisboa, uma cidade solidária’ está prevista a edificação de 4 centros intergeracionais, um dos quais exactamente na Ajuda, pelo que é urgente que seja decidido um local, com acesso fácil aos utentes."



Ver intervenção
Image description

Aprovada moção a exigir o estabelecimento imediato de paz entre a Rússia e a Ucrânia | No passado dia 28 de fevereiro a Assembleia Municipal aprovou a moção do Partido Ecologista Os Verdes que exigia o estabelecimento imediato de negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia. 



Através desta proposta, Os Verdes apelam ao Governo para que, no seio da Organização das Nações Unidas e da comunidade internacional, subscreva e contribua com formas de se encontrar caminhos diplomáticos e políticos para evitar a escalada da guerra e que o Governo participe em esforços de mediação internacional que contribuam para o imediato estabelecimento de negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Ver moção
Image description

Aprovadas medidas para a prevenção e mitigação de inundações propostas pelo PEV | A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a recomendação do PEV que propunha inúmeras medidas de prevenção e mitigação de inundações na cidade de Lisboa.

Através desta proposta, Os Verdes exigem entre outras medidas que se diligencie no sentido da agilização da atribuição dos apoios, do Governo e da autarquia, para a recuperação dos estragos provocados pelo mau tempo e pelas inundações, implemente um plano de regularização do uso do solo, definindo regras e objectivos concretos com vista à diminuição da área impermeabilizada nos solos da cidade, e que a par do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, estude e, com base nesses estudos, implemente medidas complementares a nível do sistema de drenagem, como as sarjetas permeáveis, mas também soluções como os pavimentos permeáveis.

Ver mais
Image description

"Viver melhor na nossa Terra" (Lisboa) | Os eleitos do PEV participaram na Campanha “Viver melhor na nossa Terra”, que teve lugar nos dias 23, 24 e 25 na freguesia de Carnide. Os eleitos da CDU estão empenhados em ouvir a população, conhecer os seus problemas e os seus anseios, transformar para melhorar a vida na cidade. Os eleitos da CDU exortam a população a defender o Direito à Cidade.

Ver mais
Image description

Acessibilidades do Metro de Lisboa | Os Verdes questionam a autarquia sobre a acessibilidade ao Metro de Lisboa. A rede do Metropolitano de Lisboa tem 56 estações e nem todas possuem uma verdadeira acessibilidade plena, entre o átrio e a superfície, para utentes com mobilidade reduzida ou condicionada. Actualmente, 40 estações possuem acessibilidade plena. 



Os Verdes questionam a autarquia se esta tem conhecimento do ponto de situação sobre o programa de implementação de acessibilidades nas estações do Metropolitano de Lisboa e se tem transmitido ao Metropolitano de Lisboa a sua posição relativamente a esta matéria de acessibilidade plena, no sentido de se encontrarem as soluções mais adequadas. Requerem ainda que a CML solicite ao Metropolitano de Lisboa a disponibilização do programa de implementação de acessibilidades nas estações e respectiva calendarização.

Ver requerimento
Image description

Reunião Descentralizada da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) | O deputado de Os Verdes, Sobreda Antunes, na reunião descentralizada da AML realizada na Escola Básica Vasco da Gama, na Freguesia do Parque das Nações, a 16 de fevereiro, referiu  na sua intervenção que "Os Verdes valorizam muito as denúncias dos cidadãos, pois esta iniciativa só faz sentido se servir para aproximar o poder local dos munícipes, se permitir um maior acompanhamento e monitorização dos assuntos por parte dos eleitos e se contribuir para ajudar a resolver os problemas expostos, tomando notas dos prazos e das promessas que hoje aqui foram feitas, pressionando o executivo municipal a agir atempadamente e em conformidade, mas sempre em diálogo com os residentes."

Ver intervenção
Image description

Reunião com o Provedor Municipal dos Animais de Lisboa | O Grupo Municipal do PEV - Partido Ecologista Os Verdes e a eleita na Assembleia de Freguesia da Penha de França reuniram com o Provedor Municipal dos Animais de Lisboa. O objetivo desta reunião foi conhecer mais em pormenor a atividade da Provedoria e as prioridades em matéria de bem-estar animal, designadamente sobre a Casa dos Animais, o LXCras, as colónias de gatos e os pombais contracetivos, entre outros assuntos.

Ver intervenção
Image description

Visita ao local onde decorrerão as Jornadas Mundiais da Juventude | O deputado municipal do Partido Ecologista Os Verdes, Sobreda Antunes, que integra a subcomissão das Jornadas Mundiais da Juventude, da Assembleia Municipal de Lisboa, visitou no passado dia 16 de fevereiro, o local onde vão decorrer as jornadas.

Ver mais
Image description

Risco sísmico em Lisboa | O deputado municipal do Partido Ecologista Os Verdes, Sobreda Antunes, abordou na AML, as declarações do presidente da Câmara, que afirmou que a cidade de Lisboa estava "extremamente preparada", em caso de um sismo de grande intensidade, afirmação que acabou sendo desmentida pela Associação de Protecção Civil (APROSOC), considerando ser “falsa e ilusória” e que poderia até “criar uma falsa sensação de segurança onde ela não existe, sendo eventualmente por isso passível de enquadramento criminal”, acrescentando tratar-se de “uma afirmação desprovida de qualquer verdade e que contraria aquilo que a comunidade científica vem alertando há vários anos”.



Nesse sentido, Sobreda Antunes, questionou o presidente da CM "se desconhece as conclusões do Debate Temático ‘Prevenção e minimização do risco e reforço da resiliência sísmica em Lisboa’, aprovadas nesta AML em 2019 (30/4)?" ou se "não considera que a sua afirmação de que parece que mais nada é preciso fazer é negligente, ao denotar uma clara inacção por parte da CML? Em alternativa, como e quando vão ser promovidas acções de sensibilização activa e simulacros para a generalidade dos cidadãos? E, em caso de tsunami durante a JMJ, como e para onde se evacua um terreno com 1,5 milhões de jovens?"



Ver mais
Image description

Imigração - melhorar a integração e as condições de vida e bem estar | A deputada municipal do Partido Ecologista Os Verdes, Cláudia, referiu na AML, que a política de portas fechadas nunca poderá ser solução. "O caminho passa por políticas de integração e pela garantia da dignidade e do bem-estar. Fechar as portas a quem luta por uma vida melhor, ao mesmo tempo que se abrem portas a quem não faz um investimento produtivo nem gera postos de trabalho, mas até contribui para a especulação imobiliária e para aumentar as dificuldades no mercado do arrendamento para habitação, é de uma brutal injustiça, imoralidade e insensibilidade que Os Verdes nunca poderão aceitar."



"Lisboa, com todos os problemas que atravessa, precisa de um executivo e de um Presidente que reivindique uma imigração que respeite os direitos de todos os cidadãos em condições de efectiva igualdade. Não bastam programas e planos, é preciso agir e é preciso que as palavras coincidam com as acções."

Ver mais
Image description

Os Verdes exigem esclarecimentos sobre terreno junto ao Lar Maria Droste "O terreno junto ao Lar Maria Droste, situado entre Carnide e Telheiras, é zona expectante com cerca de seis hectares e que tem sido objecto, ao longo dos anos, de tentativas de construção de diferentes projectos, que significariam um aumento significativo da pressão urbanística a que já está sujeita aquela zona.



Actualmente, o que está previsto para esses terrenos é a construção de habitação acessível. Os terrenos são propriedade do Estado central (...)". Na "possibilidade de o terreno poder ser urbanizado, importa que a Câmara Municipal de Lisboa acautele os superiores interesses do Município de Lisboa, perante o Estado central sobre o lote de terrenos Maria Droste, em articulação com as Juntas de Freguesia de Carnide e do Lumia".

Ver requerimento
Página do Grupo Municipal do PEV
IntervençõesPropostasRequerimentosVisitas

Gabinete do Grupo Municipal do PEV

Av. de Roma, nº 14 P, 3º andar
1200-265 Lisboa

Telefone: 21 817 04 26 / 21 817 00 70

Email: [email protected]



Partido Ecologista Os Verdes



Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]



Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm: 910836123 |

[email protected] | [email protected]



Cancelar subscrição.
Sender.net