͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Não consegue visualizar o email corretamente? Veja no browser.
Image description
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
PEV
Image description

Os Verdes exigem alternativas viáveis à situação de caos instalada no Metro de Lisboa e também um pouco por toda a cidade, por forma a minimizar os impactos e responder às necessidades de mobilidade e de acessibilidade da população:



O Metropolitano de Lisboa deve procurar de imediato dar resposta aos problemas, diminuindo os tempos de espera, aumentando o número de comboios, reforçando a informação prestada aos utentes e equipas de apoio nos pontos mais críticos para facilitar o uso do Metro.


A CML deve garantir um reforço do serviço prestado pela Carris, com mais autocarros, mais carreiras e a diminuição dos tempos de espera, mais informação prestada à população.

Articulação efetiva entre meios e operadores de transporte para procurar minimizar os impactos da intervenção no Metro de Lisboa a curto e longo prazo e dar resposta às necessidades de mobilidade e de acessibilidade da população.

Ver comunicado
Image description

Conversa Ecologista - "HABITAÇÃO, como cumprir um direito e garantir o ordenamento do território | No próximo dia 26 de maio, pelas 18h30m, o Partido Ecologista Os Verdes irá realizar, na sua sede nacional em Lisboa, uma conversa ecologista sobre a "HABITAÇÃO - como cumprir um direito e garantir o ordenamento do território? moderada por Joana Silva da Comissão Executiva do PEV. A conversa contará com os convidados: Tiago Mota Saraiva, arquiteto paisagista; Luís Mendes, geógrafo, CEG/IGOT-UL; Cláudia Madeira, eleita do PEV na Assembleia Municipal de Lisboa. 



A conversa ecologista realizar-se-á na sede nacional do PEV em Lisboa | Avenida D. Carlos I, 146, 1.º dto, 1200-651 Lisboa

Ver mais
Image description

Visita à Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos | No passado dia 13 de maio, Dia Mundial das Aves Migratórias, Os Verdes visitaram a Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos, localizada nos concelhos de Espinho e de Ovar. Esta visita contou com a Associação Amigos do Caster e com o biólogo Rui Brito. Esta área que integra a Rede Natura 2000 constitui um importante habitat para as espécies endémicas (flora e fauna) e para as aves migratórias.


A Barrinha de Esmoriz está integrada numa área com 396 hectares considerada pela BirdLife International como Área Importante para a Preservação de Aves. Das cercas de 30 espécies de aves observadas, no passado dia 13, das quais 11 correspondem a espécies migratórias. O estado de conservação da flora, dos solos e em particular, das linhas de água afluentes e das lagoas exigem monitorização, vigilância e medidas de conservação compatíveis com a salvaguarda da Barrinha de Espinho / Lagoa de Paramos e a erosão da Costa.



Ao longo dos anos, em particular na última década, o Partido Ecologista Os Verdes tem acompanhado e intervindo na Barrinha de Esmoriz, nomeadamente no Parlamento, com várias perguntas e iniciativas para assegurar a qualidade das águas que aí afluem. Em 2018, o Projeto de Resolução do PEV pela implementação de medidas para a monitorização e despoluição dos cursos de água que desaguam nesta lagoa, esteve na origem da Resolução da Assembleia da República n.º 53/2019 que recomenda ao Governo que promova as medidas adequadas à eliminação dos focos de poluição na Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paranhos.

Ver mais
Image description

Os Verdes presentes na luta dos professores, em Braga | Mariana Silva, dirigente nacional do PEV, no passado dia 09 de maio, esteve em Braga, em contacto com os professores na greve convocada pela FENPROF e outros sindicatos. Os Verdes que ao longo dos anos têm vindo a apresentar inúmeras propostas pela defesa da Escola Pública, solidarizam-se com a luta justa dos professores em defesa de direitos laborais. 

Ver mais
gif-c1-dnkozd-roteiro-ecologista-d-2023-05-15-135945

Os Verdes e a Ecolojovem em contacto com jovens universitários | Dirigentes nacionais do Partido Ecologista Os Verdes, autarcas verdes, membros da Ecolojovem e do Coletivo de Lisboa do PEV estiveram no passado dia 08 de maio, na Cidade Universitária de Lisboa, em contacto com os jovens universitários e com as suas preocupações, sob o lema: “Entraste na universidade! Tens direito a entrar na cidade!

Ver mais
Image description

Conversa Ecologista - Desafios da Era Digital | No passado dia 09 de maio, Os  Verdes promoveram uma conversa ecologista on-line sobre os "Desafios da Era Digital" onde se abordou os desafios que se colocam nesta era de mudança/transição digital, nomeadamente ao nível das relações laborais, da inteligência artificial, da fiabilidade da comunicação, dos modelos e formas de comunicação e sua captura por lógicas de mercado e da equidade no acesso à internet.


Esta conversa contou com os convidados: João Miranda, Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigador no CEIS20 e doutorado em Comunicação Social e Tiago Aldeias, Membro da Comissão Executiva do PEV, autarca e coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de Évora da CGTP.

Ver conversa
Image description

Plano de Mobilidade da Zona Ribeirinha de Lisboa | Na última sessão da Assembleia Municipal de Lisboa foi debatido o Plano de Mobilidade da Zona Ribeirinha. Este plano apresentado pela CML recentemente, surge a propósito de um conjunto de obras em curso na cidade, como o Plano Geral de Drenagem, a expansão da Linha Verde do Metropolitano, a reabilitação da rede de saneamento e a repavimentação de vias que, inevitavelmente condicionam a mobilidade, principalmente na Av. 24 de Julho e Zona Ribeirinha, locais que já tinham um enorme fluxo de trânsito e que estavam diariamente congestionados.


Os Verdes questionaram a autarquia quando ao facto do Plano ser apresentado apenas a uma semana antes das restrições à circulação terem sido implementadas, bem como, quanto às diligências que foram desenvolvidas no âmbito da auscultação prévia das várias partes interessadas, nomeadamente as Juntas de Freguesia, as comissões de utentes de transportes, comerciantes e as suas associações representativas.

Ver mais
Image description

Escravos do tempo e do dinheiro | No artigo de opinião Dar da Palavra à Ecologia, Tiago Aldeias, membro da Comissão Executiva do PEV, aborda os direitos laborais, as lutas pelo tempo de trabalho e as recentes alterações à legislação laboral do governo do PS. Tiago Aldeias refere que o "teletrabalho, afamado pela redução de viagens e suposta redução da poluição, também este sem efetiva redução do horário ou de compensações para fazer face ao aumento das despesas dos trabalhadores nesta situação, e ainda ignorando um conjunto de questões sociais e de saúde que ficam sem respostas.

A verdade é que, a cada dia que passa, novos avanços tecnológicos são anunciados como forma de reduzir o número de trabalhadores em funções e nunca reduzir o tempo de trabalho ou para melhor redistribuir a cada vez maior riqueza produzida. O tempo é a arma de controlo e manipulação, veja-se que nas recentes alterações à legislação laboral pelo governo do PS um dos períodos de licença parental do pai passou de 20 dias úteis para 28 dias seguidos, o que com facilidade cria a ilusão de um aumento de 8 dias a favor dos trabalhadores."

Ver artigo
Image description

Visita ao Bairro de São João de Brito (Lisboa) | Frederico Lira, eleito de Os Verdes na Assembleia de Freguesia de Alvalade, no quadro da CDU (PCP-PEV) visitou o Bairro de São João de Brito integrando uma delegação da CDU com o vereador João Ferreira e Sérgio Morais, eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Alvalade e outros militantes e ativistas do PCP e PEV.

Ver mais
Image description

Visita ao Paul das Caniceiras (Loures) | Os Verdes, no passado dia 06 de maio visitaram o Paul das Caniceiras, no concelho de Loures. Esta constitui uma importante zona húmida e refúgio de aves aquáticas que enfrenta potenciais riscos de urbanização e de poluição, motivos que justificam medidas de conservação e de proteção, particularmente através da sua classificação enquanto Área Protegida de Âmbito Regional ou Local.


A Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL) e o presidente da UF de Santo Antão e São Julião do Tojal acompanharam dirigentes e autarcas de Os Verdes nesta visita. A preservação do ecossistema do Paul das Caniceiras e o prosseguimento da requalificação do Aqueduto foram alvo de uma iniciativa legislativa por parte do Grupo Parlamentar Os Verdes, bem como de uma pergunta ao Governo. 

Ver mais
Image description

Visita ao Aqueduto de Santo Antão do Tojal (Loures) | No passado dia 06 de maio o Roteiro Ecologista de Os Verdes juntou dirigentes nacionais, autarcas e associações numa visita a Loures ao Aqueduto de Santo Antão do Tojal. Recorde-se que o Aqueduto, classificado como Imóvel de Interesse Público constitui motivo de preocupação há vários anos, associado ao adiamento constante da intervenção necessária. Os Verdes exigem a requalificação de todo o conjunto classificado. A iniciativa contou com a presença e visita guiada da Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL) que tem estado na frente da luta por estas duas causas patrimoniais e ambientais. 

Ver mais
Image description

AÇORES - Transporte marítimo de passageiros e veículos, uma miragem |  A urgência e necessidade do transporte marítimo de passageiros e viaturas entre estas ilhas é da maior justiça para Marienses e Micaelenses não apenas por alavancar o desenvolvimento do turismo mas, acima de tudo, o desenvolvimento económico com maior possibilidade de escoamento dos produtos gerados em cada ilha, uma melhor circulação dos estudantes, das famílias, de doentes não urgentes, viaturas entre muitas outras valências, como a experiência o tem demonstrado ao longo dos anos.


O Partido Ecologista Os Verdes reitera que assegurar um direito público, um serviço público, o direito à mobilidade (porque também a sua ausência gera discriminação), não pode estar sujeito à dependência de uma perspetiva de negócio mas sim ser garantido como um direito fundamental, ou seja, uma obrigação do Estado. Este será mais um verão sem ligações marítimas quando o que hoje se devia discutir é se esta mobilidade deve ter em perspetiva o transporte regular o ano inteiro e não apenas na época do verão. 

Ver comunicado
Image description

Dia Internacional do Bombeiro que se celebrou no passado dia 04 de maio, Os Verdes não poderiam deixar de prestar a sua homenagem aos Bombeiros e de se solidarizarem com as suas lutas por melhores condições de trabalho e socorro. Apesar do trabalho por turnos, dos baixos salários, dos poucos benefícios, da enorme responsabilidade, as mulheres e os homens que envergam a farda de bombeiro, profissional ou voluntário, mostram todos os dias a sua resiliência, o seu amor e a sua entrega a esta grandiosa causa de salvar pessoas e bens.

Ver mais
Image description

Intervenção de Pedro Reis (PEV) na Assembleia Municipal de Campo Maior | No passado dia 27 de abril, o Conselheiro Nacional do PEV e líder de bancada da CDU na Assembleia Municipal de Campo Maior, na sua intenção saudou a Revolução de Abril que libertou o “Dia Internacional do Trabalhador”, o 1.º de Maio, que esteve aprisionado em Portugal durante décadas.



"Nenhum avanço civilizacional foi oferecido, todos foram conquistados com firmeza e capacidade de resistência dos trabalhadores por isso, celebrar o 1º de Maio é também cumprir Abril. "Comemorar o 1º de Maio pela Democracia e pela Justiça Social. O 25 de Abril e o 1º de Maio são inseparáveis, o primeiro abriu o caminho para a democracia, a Constituição da República e o Poder Local Democrático, o segundo trouxe a organização e a luta dos trabalhadores por direitos e justiça social.

Ver intervenção
Image description

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa  | No dia 03 de maio, celebrou-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, criado na 26ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO em 1991, este dia constitui um apelo à sensibilização dos líderes políticos e da sociedade civil para a defesa da liberdade de imprensa, e uma homenagem a todos os jornalistas que no exercício das suas funções perderam a vida. A liberdade de expressão e de imprensa tem um papel fundamental na sociedade, constituindo um pilar essencial à democracia e condição prévia para garantir a proteção de outros direitos humanos fundamentais.

Travar as notícias falsas, notícias falseadas, a polarização informativa, a concentração e a permeabilidade face aos grupos económicos, contribuir para a liberdade e para a paz global, por via de um jornalismo credível, rigoroso e independente, condição fundamental para a democracia e para o acesso livre e plural à informação para jornalistas e cidadãos. A informação no meio digital, com a massiva e rápida de informação nas redes sociais, assim como o condicionamento de conteúdos associada à inteligência artificial (IA) constituem enormes desafios e exigem enquadramento jurídico e políticas que protejam os direitos constitucionais, contrariando qualquer tentativa de colocar em causa a transparência, lutando contra a desinformação e a manipulação.

É por isso necessário lutar por uma informação de qualidade, posta ao serviço da liberdade, da democracia e do interesse público. Não é por isso aceitável que persistam em Portugal obstáculos à informação, designadamente o acesso dos jornalistas à informação de cariz político e à informação por parte dos ministérios, conforme alerta hoje o sindicato dos jornalistas, tanto mais que a imprensa é indissociável de uma democracia plena e participada. 

Ver mais
Image description

Necessidade de obras na Escola Básica 1 Dr. Sousa Martins - Vila Franca de Xira | Dulce Arrojado, membro da Comissão Executiva do PEV e eleita do PEV na Assembleia de Vila Franca de Xira, no quadro da CDU (PCP-PEV), questionou a Câmara Municipal na reunião da Assembleia que se realizou a 27 de abril, no sentido de obter respostas sobre a prioridade dada pela autarquia às obras necessárias na Escola EB1 Dr. Sousa Martins, que afetam a segurança da comunidade escolar.

Ver mais
Image description

1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador | O Partido Ecologista Os Verdes esteve presente em várias cidades (Setúbal, Lisboa, Braga e Porto) nas celebrações do Dia internacional do Trabalhador. Os Verdes, lado a lado com os Trabalhadores, por melhores salários, contra a precariedade laboral , pelo trabalho com direitos e o direito a uma vida digna para todos.

Ver mais
Image description

Melhor Mobilidade (Almeirim) | A eleita de Os Verdes, na Assembleia Municipal de Almeirim, no quadro da CDU (PCP-PEV), Sónia Colaço, apresentou uma moção da CDU na última AM, que foi aprovada por unanimidade, exigindo ao Governo a manutenção de serviços rápidos na Linha do Norte, servindo as estações de Santarém e Entroncamento, em nome do direito a uma mobilidade rápida, confortável e segura, da sustentabilidade ambiental e climática, da justiça social e do desenvolvimento territorial equilibrado.



Foi novamente anunciado (pela 5ª vez desde 2000) a construção da linha de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto. O investimento na ferrovia é fundamental, para garantir uma mobilidade que reduza a nossa pegada carbónica e aumente a eficiência e independência energéticas. A construção da nova linha poderá ser importante para ligar Lisboa ao Norte, passando por Leiria, mas é inegável que ela acentuará a litoralização da rede ferroviária, se determinar a desclassificação da Linha do Norte com a eliminação de ligações rápidas desde Santarém ou Entroncamento, relegando-a apenas para o transporte de mercadorias e regional de passageiros. 



Esta opção não é uma inevitabilidade, mas sim uma opção política, que terá um impacto brutalmente gravoso no distrito de Santarém, e, também, nos de Portalegre e Castelo Branco. Transbordos e serviços regionais não são alternativas viáveis para viagens de longo curso, voltando a empurrar muitos passageiros para o automóvel, num momento onde os desafios colocados pela crise climática e energética têm de promover e estimular o uso do transporte ferroviário.

Ver mais
Image description

Visita às instalações do Clube Desportivo Xico Andebol | O Partido Ecologista Os Verdes visitou as instalações do Clube Desportivo Xico Andebol, em Guimarães. O presidente do clube vimaranense, Mauro Fernandes, assim como outros dirigentes do clube, receberam Mariana Silva e Ana Cabeleira membros da Comissão Executiva do PEV e Filipe Gomes membro do Conselho Nacional PEV. Os Verdes tomaram conhecimento sobre o importante trabalho desportivo e comunitário desenvolvido pelo projeto, as conquistas, orientações, debilidades, ameaças e visão.

Ver mais
Consulta as redes sociais do PEV para acompanhares as iniciativas
25 de Abril Sempre!
Image description
Assiste às últimas Conversas Ecologistas realizadas
Valorizar a Carreira Docente, Dignificar a Escola PúblicaEnsino SuperiorAlterações Climáticas

Folha informativa das iniciativas, trabalho e posições políticas do PEV para amigos (individual / organização) e militantes de Os Verdes.

Partido Ecologista Os Verdes

1982. 2022 | 40 anos de Ação Ecologista

PEV - UM PASSO À FRENTE!

Adere ao Partido Ecologista Os Verdesosverdes.pt

Partido Ecologista Os Verdes

Sede de Lisboa:

Avenida D. Carlos I, 146, 1.º Dto | 1200-651 Lisboa

Tlf: 213960308 | Tlm: 913017475 | [email protected]





Sede do Porto:

Rua Passos Manuel, 71, Sobreloja Dta | 4000-384 Porto

Tlf: 222081202 | tlm:  910836123 | 

[email protected] | [email protected]



Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Cancelar subscrição.
Sender.net